Colonias, homomorfas, heteromorfas e sociedades ecologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As sociedades constituem-se em aglomerados de indivíduos da mesma espécie que executam suas funções com a finalidade de beneficiar a população.  As sociedades podem ser Homomorfas (indivíduos que têm a mesma forma e a mesma função) ou heteromorfas (seres que apresentam funções específicas e formas distintas). Iremos averiguar que as sociedades mais complexas caracterizam-se pelapresença de indivíduos em castas.

As Colônias
As Colônias são formadas por vários seres vivos da mesma espécie que ficam agrupados formando uma entidade, onde interagem trabalhando em conjunto.
Essa relação intra-específica (relação entre indivíduos da mesma espécie), onde todos trabalham pelo bem comum é encontrada entre corais, esponjas, algumas bactérias e algas, medusas cnidárias, entreoutros, sendo impossível a sobrevivência de um indivíduo se for separado da colônia.

Colônias Homomorfas (homotípicas)
Nestas colônias os indivíduos relacionados são morfológica e fisiologicamente semelhantes. Não existe divisão de trabalho, uma vez que todos os seus componentes tem o mesmo papel biológico.
As colônias homomorfas podem ser verificadas em certas espécies de bactérias entre oscorais e as cracas.

Colônias Heteromorfas
Neste tipo de colônia, existem grupos de indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes, cada um adaptado na execução de determinada função. Isso significa a presença de uma nítida divisão de trabalho entre seus componentes.
Como exemplo, citamos as caravelas, uma espécie de celenterado marinho, em que se encontram indivíduos especializados empromover proteção, defesa, flutuação, natação e reprodução.

Sociedades Ecológicas

Diferindo das colônias basicamente pela dependência física exibida por seus integrantes, as sociedades também são relações intra-específicas harmônicas. Ao contrario dos organismos coloniais, os organismos sociais podem não apenas deslocar-se livremente dentro da sociedade, como também abandonar o substrato demorada e explorar o ambiente coletando alimentos. Mas, tanto nas colônias como nas sociedades, os indivíduos cooperam uns com os outros.
As sociedades mais complexas caracterizam-se pela presença de indivíduos em castas, isto é, um grupo espécies especializados no desempenho de determinada função. Isso sugere que nessas sociedades existe uma nítida divisão de trabalho, como indivíduos anatomicamenteadaptados a execução de diferentes funções. Configura-se assim um polimorfismo, que é a presença de grupos com características morfológicas na mesma espécie

* Sociedade das abelhas
Podemos verificar entre as abelhas a presença de três castas: das rainhas, das operarias e dos zangões.
Na sociedade das abelhas, a rainha é a mandante e a única fértil para todos os zangões, a fecundaçãoocorre no vôo nupcial, onde a rainha pode ser fecundada por mais de um zangão.
O zangão tem a função de fecundação da rainha e as abelhas operárias são todas estéreis, com a função de adquirir o pólen e o néctar como alimento para as abelhas, e fabricar a cera e o mel. 
A casta das Operárias tem várias funções como:

1.  Coleta de materiais para elaboração do mel – o pólen e o néctar, elementosque constituem o mel, é coletado pelas operárias;

2.  Produção de mel – o  mel é produzido a partir da mistura de néctar, pólen e saliva.  O material é misturado na boca das operárias e depositado nos alvéolos da colméia.  O mel serve como alimento para a colméia nos períodos em que há escassez de alimentos;

3.  Produção da geléia real - A geléia real é produzida pelas operárias. Entretanto, a rainha oferece uma secreção mandibular às operárias que serve para inibir sua fabricação.  À medida que a Rainha vai envelhecendo a secreção dessa substância inibidora da geléia real diminui, o que leva ao surgimento de uma larva moldada para rainha (sucessora do trono);

4.  Produção da cera – a cera é utilizada na arquitetura dos alvéolos da colméia.  Esta cera é secretada por glândulas...
tracking img