Colombo Hemeneuta

1180 palavras 5 páginas
Universalismos, diferenças e desigualdades sociais
COLOMBO HEMENEUTA
Certeza de que a terra vista era realmente o continente baseada em escritos de Esdras que dizia: 6 parte do mundo são de terra seca, e uma de água. E a presença de água doce. E relato dos canibais dos quais ele sequer sabia a língua.
Três esferas dividem seu mundo: Natural (água doce), Divina (Autoridade dos livros sagrados) e Humana ( relato dos outros homens encontrados).
Três impulsos para a Conquista: Humano ( riquezas), Divino ( cristianização), Natural ( apreciação da natureza).
Na verdade há apenas 2 intercâmbios reais o humano e o natural, a fé em Colombo é muito mais uma fé em si mesmo do que em Deus, o objeto da fé é menos importante no caso dele, pois a forma de sua fé terá relação direta com suas estratégias.
Como outros na época Colombo acreditava também em sereias, amazonas e homens com cauda, e sua fé permite que ele as veja.
Crença mais cristã: paraísos terrestres, baseado em leituras de Pierre d’Ailly, paraíso está localizado em uma região temperada alem do equador.
Suas crenças influenciam suas interpretações (Autoridade). Recusa em procurar entender e investigar os fatos. (Autoridade x Empirismo)
Sua característica “finalista” interpretativa se mostra mais perspicaz com a natureza do que com os indígenas. Conhecia os fenômenos naturais e por ele se interessava desde jovem. Mesmo se interessando por animais e plantas e navegação (natureza), seu senso é muito mais prático ( marinheiro) do que cientifico ( observador).
Duas características em Colombo: O navegador e o finalista e em seu sistema de interpretações ( não procura a verdade, antes confirmar uma verdade conhecida de antemão). EX. No mar todos os sinais indicam a proximidade de terras, e em terra todos os sinais indicam a presença de ouro. Concepção já pré-concebida em seu ideário.
Seu método para as conclusões são baseados em analogias equivocadas.
Um rio faz lembra o Tejo, se na embocadura do

Relacionados