Colombia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO 1
2. SOBRE A COLOMBIA 2
3. EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES COLOMBIANAS 3
4. RELAÇÕES EXTERNAS DO GOVERNO COLOMBIANO 5
5. RELAÇÃO DA COLOMBIA COM A AMÉRICA LATINA 7
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11



1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo analisar as tendências de comércio da Colômbia com os outros países da América Latina, assim como a suainfluência na região que está inserida. As bibliografias encontradas sobre o país estão relacionadas ao principal problema social dele que é o tráfico de drogas e os atos de violência cometidos pelo grupo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), responsáveis pela morte de mais de 70 mil pessoas entre 1990 e 2010 (ADITAL, 2010), gerando o maior nível de assassinatos na América Latina,além de transformar a Colômbia no país com o maior número de sequestros do mundo (AZEVEDO et al, 2000).
Esse trabalho irá apresentar diversas fontes e dados a fim de analisar a importância desse país no contexto econômico da região. Sempre que possível comparando com os países que apresentam um contexto econômico, social e político parecidos. Será analisado o comércio internacional da Colômbia,principais países que possui acordo comercial, principais produtos que exporta e estratégias do governo nos acordos comerciais.





2. SOBRE A COLOMBIA

A Colômbia está localizada ao Norte da América do Sul, faz conexão com a América Central e tem uma localização estratégica importante para o comércio da região, pois apresenta saída para os dois Oceanos, Pacifico e Atlântico, além deuma boa estrutura portuária que fortalece o comércio da região.
Hoje, a população colombiana está estimada por volta de 46 milhões de habitantes (Banco Mundial,2011), sendo o quarto país mais populoso da América Latina, atrás apenas do Brasil e do México.
A Colômbia apresenta um crescimento econômico muito forte nos últimos 10 anos, os aumentos numéricos do Produto Interno Bruto (PIB) vêmcomprovando isso. Hoje, apresenta o 4º maior PIB da América Latina e o 51º no ranking mundial (CIA, 2011). O país vem crescendo em média de 4,5% desde 2010. Isso vem como fruto de politicas macroeconômicas adotadas pelo governo colombiano nos últimos anos que vem dando notoriedade ao país no cenário econômico mundial, atraindo investimentos estrangeiros. Analisaremos mais a fundo esses dados aolongo do trabalho.
Porém, com todo esse crescimento econômico dos últimos anos, a Colômbia possui problemas sociais que marcam a realidade do país. Isso pode ser comprovado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no ano de 2010 o país ocupou a 74º posição em relação a todos os países do mundo e o 14º lugar dentre os países da América Latina (PNDU, 2011). O país enfrenta problemas com adistribuição de renda, problema esse que assola maior parte dos países da América Latina, devido às condições e os fatores econômicos e políticos no decorrer da história no desenvolvimento da região. 
3. EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES COLOMBIANAS

A economia colombiana vem crescendo, o PIB aumentou 5,9% no ano de 2011 em relação ao anterior (DANE, 2012). O número de exportações também cresceu em relação a2010, a uma taxa de 43% (Brasil Global Net,2012). Os principais produtos exportados foram: petróleo, café, metais preciosos. Segue abaixo a tabela dos produtos exportados pelo país em uma escala de US$ bilhões:

Tabela 1: Principais produtos de exportação da Colômbia
Fonte: Brasil Global Net, 2012
.
Dentre os principais países compradores figuram: Estados Unidos da América (EUA), China,Países Baixos, Equador, Chile, Panamá, Brasil entre outros. Sendo o principal vinculo com os EUA o principal comprador, principalmente do petróleo colombiano. Segundo o relatório comercial a Colômbia é o 3º maior país exportador de petróleo para os EUA.
As importações do país aumentaram a um índice de 34% de 2010 para 2011 (Brasil Global Net, 2012). Os principais produtos importados são os...
tracking img