Coloides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES-UNIT
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DISCIPLINA DE QUÍMICA III

COLÓIDES

JACQUELLINE MELO DE SANT’ ANA
MIRLY INGLEDY BARRETO ALMEIDA
MONYSE ARAUJO REIS DE OLIVEIRA

Aracaju
Setembro, 2012

JACQUELLINE MELO DE SANT’ ANA
MIRLY INGLEDY BARRETO ALMEIDA
MONYSE ARAUJO REIS DE OLIVEIRA

COLÓIDESTrabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Química III, ministrada pelo Prof. Giancarlo Richard Salazar Banda, no segundo semestre de 2012.



Aracaju
Setembro, 2012

Sumário1.Introdução ......................................................................................................04
2. Aplicação e Tipos de Colóides ......................................................................05
3.Classificação dos Colóides ..........................................................................05
4. Características e Propriedades dos Colóides...............................................10
6. Estabilidade e Interações Entre as Partículas Coloidais...............................13
7. Considerações Finais ...................................................................................13
8. Referências ..................................................................................................12

1 Introdução

Quando adicionamos solutos emsolventes damos origem a três tipos de sistemas que podem ser chamados de dispersões. Uma dispersão é formada por pelo menos um componente disperso (soluto) e um outro dispersante (solvente). Esses sistemas podem ser classificados de acordo com o tamanho das partículas dispersas em: soluções, suspensões e colóides.
Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas aolho nu, dizemos que é uma dispersão coloidal ou colóide. Os coloides são misturas heterogêneas compostas por pelo menos duas fases onde uma fase denominada de fase dispersa que aparece em menor quantidade está misturada com a fase contínua também chamada de meio de dispersão. Nesse sistema o diâmetro das partículas do soluto varia de 1 a 1000 nm.
As soluções de macromoléculas são misturashomogêneas mas também podem ser consideradas como coloides pois a dimensão das macromoléculas está no intervalo de tamanho coloidal e com isso apresentam as propriedades dos sistemas coloidais, sendo assim os coloides formam a linha divisória entre as soluções e as misturas heterogêneas.
Em grego o termo colóide quer dizer forma de cola pois kólla equivale a cola e eîdos equivale forma. O inicio dosestudos dos sistemas coloidiais foi graças aos químicos Thomas Graham, Francesco Selmi e Carl Wilhelm Wolfgang Ostwald. Os conhecimentos de Graham a respeito de velocidade de difusão em gases contribuíram para suas pesquisas com relação aos colóides, pois, ele observou que substâncias como o amido, a cola ou a gelatina se difundiam muito mais lentamente quando colocadas em água do que o açúcar ou osal de cozinha, denominando essas substâncias de baixa difusão de colóides, além disso, ele constatou que estas substâncias não cristalizavam, ao contrário do açúcar e do sal de cozinha classificando esse tipo de subtancia como cristalóides. Selmi escreveu sobre o estudo sistemático dos colóides inorgânicos, principalmente cloreto de prata, azul da Prússia e enxofre, sistemas importantes parafotografia, tingimento de tecidos e farmacologia, respectivamente. Enquanto que Ostwald foi um grande divulgador da química dos colóides, com trabalhos sobre propriedades elétricas e ópticas dos mesmos.
Num colóide, as partículas dispersas não se depositarem no fundo por ação da gravidade, dadas as interações eletrostáticas. Outras características dos colóides é a movimentação rápida, aleatória,...
tracking img