Colinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como são formada as estruturas da antera?Exotécio: camada externa ou epiderme de antera;Endotécio ou camada mecânica: subepidérmica, esclerificada, que exerce papel importante na deiscência da antera.;Estrato médio: uma ou mais camadas transitórias, entre o endotécio e o tapete;Tapete ou camada nutritiva: situada em torno dos sacos polínicos. O tapete e o estrato médio desaparecem na maturidadeao serem, em geral, absorvidos pelas células germinativas;Sacos polínicos: que contêm as células-mães dos grãos de pólen, cada uma das quais, após sofrer meiose, irá formar quatro grãos de pólen. Na antera madura, os 4 sacos polínicos, por fusão dos laterais, são, em geral, em número de dois e contêm os grãos de pólen maduros.
Quais são as partes constituintes do pólen adulto, defina-os.exina:com configurações e poros; intina :núcleo ou célula reprodutora; núcleo ou célula formadora do tubo polínico.
O que são nucela e tegumento?Nucela: surge na parede interna do ovário (região placentária) pequeno mamilo que, continuando o seu desenvolvimento, acaba por formar um maciço tecido parenquimatoso, chamado nucela. Integumentos: em seguida, forma-se, em torno do referido mamilo, um bordoletecircular e, logo após, mais outro, os quais crescem, vão formar os integumentos que envolvem a nucela, deixando apenas uma abertura, a micrópila.
Após a citocinese, formam-se 4 macrosporos, o que ocorre depois dessa processo de formação dos 4 macrosporos?Três destas células degeneram-se e o núcleo da quarta divide-se, formando dois, depois quatro e depois oito núcleos, sendo destes, seiscercam-se de citoplasma e dispõem-se da seguinte maneira: Três células ficam próximas da micrópila: a central á a Oosfera e as duas laterais, sinérgidas;No pólo oposto ficam as 3 antípodas, enquanto os dois núcleos constituem os núcleos polares ou mesocisto.;Está assim formado o saco embrionário, que contém o gameta feminino ou oosfera (Fig. 17c).
Quais são as fazes da fecundação, descreva-as.POLINIZAÇÃO: transporte do pólen da antera ao estigma da flor; FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO: o grão de pólen caído no estigma floral germina, através do estilete, formando um tubo, chamado tubo polínico; FECUNDAÇÃO: fusão dos núcleos sexuais.
Como são chamadas as diversas formas de polinização? HIDROFILIA: quando a polinização é feita com o auxilio da água. Ex.: pinheirinho-d’água ANEMOFILIA: quando o agentepolinizador é o vento. Flores pequenas; perianto nulo ou quase nulo; sem aroma, cor e néctar; anteras bem expostas ao ar sobre filetes longos, finos, e flexíveis; pólen em grande quantidade; grãos pequenos, lisos e leves; estigma em geral penado, de grande superfície. ZOOFILIA :os agentes polinizadores são animais.flores com perianto de cores e formas variadas, por vezes bizarras ou de conformaçãoapropriada ao pouso; com aroma e néctar.TIPOS: Entomófilas: quando são os insetos.Ex.: Salvia sp.Ornitófilas: quando são os pássaros. Ex. Fuchsia sp .Quiropterófilas: quando são os morcegos. Ex.: Mabea fistulifera Mart.
Quais são os tipos de polinização, descreva. AUTOPOLINIZAÇÃO:Quando o pólen é recebido pelo estigma da mesma flor; ocorre em plantas autógamas. Ex.: em flores cleistógamas (floresque possuem os órgãos sexuais ocultos na corola, propiciando a polinização na mesma flor, como em ervilha.
POLINIZAÇÃO CRUZADA:Quando a polinização se faz entre flores diferentes de um mesmo indivíduo (geitonogamia) ou de indivíduos diferentes (xenogamia); ocorrendo em plantas alógamas(). Ex. plantas dióicas.FATORES QUE FAVORECEM A POLINIZAÇÃO CRUZADA: MONOICIA: quando as plantas têm floresunissexuais sobre o mesmo indivíduo. Ex.: milho, mamona (Fig. 20b).DÍOICIA: quando as plantas têm flores unissexuais sobre indivíduos diferentes. Ex.: tamareira. DICOGAMIA: quando os órgãos sexuais da mesma flor amadurecem em tempos diferentes:Protandria: quando o androceu amadurece primeiro que o gineceu. Ex.: Compositae.Protoginia; quando o gineceu amadurece primeiro que o androceu. Ex.:...
tracking img