Colgio Mario De Andrade

364 palavras 2 páginas
Colégio Mario de Andrade
Aluna: Maria Eduarda silva Maciel
Professor: Francisco
Ano: 8º

Organismo dos Ruminantes
Os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos e grosseiros. Isto ocorre graças à ação de microrganismos (bactérias e protozoários) que habitam o trato digestivo, além da ação mecânica executada através do processo de ruminação.
O sistema digestivo, que tem como função, triturar, reduzir em pequenas partículas e digerir os alimentos começa na boca (lábios, língua, dentes e glândulas salivares). O esôfago é um tubo cilíndrico que se dilata facilmente e que conduz os alimentos da boca até o rúmen, com o qual se comunica por um orifício chamado cárdia.

Organismo das Aves
Nas aves granívoras e carnívoras, existe uma porção do esôfago em forma de saco, chamada papo ou inglúvio, que se destina ao armazenamento temporário de alimentos e o amolecer dos mesmos com água.
Em geral, o estômago das aves é dividido em duas partes. A primeira é o estômago químico, onde o alimento recebe uma grande quantidade de enzimas digestivas, em pH ácido, que começam a desdobrar os alimentos. De lá, o alimento passa para a moela, que é cheia de músculos fortes, capazes de triturar tudo o que a ave come, substituindo o mastigar dos dentes.
O estômago glandular, químico ou pró-ventriculo das aves funciona primordialmente na secreção, embora também possa ter uma função de armazenamento nas aves que não têm papo e em algumas espécies que se alimentam de peixes.
O estômago muscular ou moela, mais desenvolvida nas aves que se alimentam de sementes e artrópodes, é altamente especializado para a trituração naquelas espécies que ingerem alimentos duros, ou para misturar as secreções digestivas com o alimento, nas espécies carnívoras. A superfície interna da moela é córnea e freqüentemente, cheia de dobras. É aqui que areia e pequenas pedras, engolidas pela

Relacionados

  • Portugues
    1218 palavras | 5 páginas
  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas
  • Enem
    234535 palavras | 939 páginas