Coletos umidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Coletores Umidos
O gás carregado de material párticulado, é forçado através de uma asperção de gotas, com as quais particulas se chocam, se depositam por difusão, e também agem como núcleo de condensação de água, consequentemente aumentando de tamanho, o que torna sua coleta mais fácil. Portanto podemos dizer que os quatro mecanismos de coleta mais importante num coletor umido são a impactação, ainterceptação, a difusão e a condensação.
[editar] Tipos mais usados de lavadores
1. Câmaras de borrifo
2. Lavadores ciclonicos
3. Lavadores auto-induzidos
4. Lavadores mecânicos
5. Coletores úmidos de empactação
6. Lavadores Venturi
7. Lavadores Jet
8. Lavadores de orifício com pressão variável (lavadores de disco inundado)
9. Torres de enchimento umidas
10.Precipitadores dinâmicos umidos
11. Desintegradores
12. Lavadores de espuma
•Coletores Úmidos –lavadores com pré- atomização (lavadores com sprays); lavador venturi; lavador ciclônico; lavador de orifício; lavadores de leito móvel; lavadores com enchimento; precipitadores eletrostáticos úmidos.
Os lavadores coletam partículas pelos mecanismos de impactação, intercepção e difusão, mas agindoprincipalmente o mecanismo da impactação.
É utilizado como coletor final das partículas de todos os tamanhos, tendo sua eficiência ditada principalmente pela sua perda de carga.
Podem ser utilizados também para a coleta de determinados gases e ou vapores solúveis, sendo neste caso denominados de absorvedores.
Suas vantagens incluem a não formação secundária de poeiras; são em geral compactos, exigindopouco espaço para instalação; coletam partículas sólidas e líquidas, adesivas ou não; pode tratar gases a altas temperaturas e altas umidades; pode proporcionar alta eficiência de coleta para partículas pequenas (às custas de altas perdas de carga), como éo caso do Lavador Venturi.

Lavador Ciclônico
Um grande avanço na tecnologia de lavador ciclônico, a Série 9000 Névoa | Preformedspray Scrubber é capaz de superar lavadores Venturi com base no custo de energia para a coleta de partículas no micro 2 e gama maior tamanho e remoção simultânea de gases poluentes.

A Série 9000 Névoa | Preformed spray Scrubber incorpora um único especialmente concebido gás seção involute entrada equipada com jactos de propriedade reversa para tratamento concentrado e rápida de partículas depoeira e fumaça. O acesso ea capacidade de serviço dos componentes de pulverização a partir do exterior do lavador elimina os problemas de manutenção e tempo de inactividade inerentes resultante como com os dispositivos convencionais de pulverização de lavagem de gás, simultaneamente, atingindo um aumento importante da eficiência de recolha.

O design completamente desobstruído aberto do naviopurificador elimina o acúmulo de sólidos e necessária limpeza, manutenção ou substituição de elementos internos de embalagem, transformando palhetas ou componentes eliminador de névoa. Além disso, a série 9000 Névoa | Preformed spray Scrubber é extremamente compacto permitindo a instalação em locais de altura limitadas.

 
 Utiliza o mesmo principio do cilcone, mas utiliza sistema de injeção de agua,pois esta injeção de agua diminui o rebatimento de particulas na parede do equipamento, pois umidificando-se estas particulas elas se aglomeram mais facilmente aumentando-se consequentemente sua eficiencia.
Os lavadores ciclônicos são construitdos como torres e apresentam elevada eficiência ( 98 a 99% ) para particulas maiores que 1 mícron com a perda de carga de 1.000 N/m2  e consumo de àgua de 0,67a 0,8 dm3/m3 de gás.
CONTROLE DE POLUIÇÃO UTILIZANDO LAVADOR VENTURI: A INFLUÊNCIA DA INJEÇÃO DE LÍQUIDO Romulo Rezende Dias1,Matheus Ferraz Cimatti2,Luis Ricardo Oliveira Santos2, Maria Angélica Martins Costa2 1,2Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”- UNESP – Campus Experimental de Itapeva romulo@grad.itapeva.unesp.br mangelica@itapeva.unesp.br 1. Introdução O...
tracking img