Coletores de lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLETORES DE LIXO

Os coletores de lixo, também chamados de garis, realizam um trabalho de extrema importância para a comunidade, pois eles são responsáveis pela coleta de todos os resíduos sólidos produzidos pela população residente no perímetro urbano das cidades. Pendurados na “traseira” do veículo de coleta, não importando as condições do tempo, passam o seu turno de trabalho saltando docaminhão, percorrendo as ruas recolhendo o lixo que está acondicionado em sacos plásticos, latões, recipientes, caixas, etc. Esta atividade é realizada em condições precárias de segurança com as mais variadas situações de risco, tanto físicas quanto psicológicas. Além disso, existem também os agentes que prejudicam esses trabalhadores. Que são estes; os agentes físicos, químicos, biológicos,ergonômicos e mecânicos.

Agentes químicos
Nos resíduos sólidos municipais pode ser encontrada uma variedade muito grande de resíduos químicos, dentre os quais merecem destaque pela presença mais constante: pilhas e baterias; óleos e graxas; pesticidas/herbicidas; solventes; tintas; produtos de limpeza; cosméticos; remédios; aerossóis.
Uma significativa parcela destes resíduos é classificada comoperigosa e pode ter efeitos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, incorporam-se à cadeia biológica, têm efeito acumulativo e podem provocar diversas doenças como saturnismo (intoxicação pelo chumbo) e distúrbios no sistema nervoso, entre outras. Pesticidas e herbicidas têm elevada solubilidade em gorduras que, combinada com a solubilidade química emmeio aquoso, pode levar à magnificação biológica e provocar intoxicações agudas no ser humano (são neurotóxicos, ou seja, tóxico para os nervos), assim como efeitos crônicos.

Agentes biológicos
Os agentes biológicos presentes nos resíduos sólidos podem ser responsáveis pela transmissão direta e indireta de doenças.
Micro-organismos patogênicos ocorrem nos resíduos sólidos municipaismediante a presença de lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, papel higiênico, absorventes, agulhas e seringas descartáveis e preservativos; originados da população; dos resíduos de pequenas clínicas, farmácias e laboratórios e, na maioria dos casos, dos resíduos hospitalares, misturados aos resíduos domiciliares
Alguns agentes que podem ser ressaltados são: os agentes responsáveis pordoenças do trato intestinal (Ascaris lumbricoides; Entamoeba coli; Schistosoma mansoni); o vírus causador da hepatite (principalmente do tipo B), pela sua capacidade de resistir em meio adverso; e o vírus causador da AIDS, mais pela comoção social que desperta do que pelo risco associado aos resíduos, já que apresenta baixíssima resistência em condições adversas. Além desses, devem também ser referidosos micro-organismos responsáveis por dermatites.
A transmissão indireta se dá pelos vetores que encontram nos resíduos condições adequadas de sobrevivência e proliferação .
Entre os resíduos com presença de micro-organismos, merecem ainda ser mencionados os infecciosos dos serviços de saúde que, pela falta de uma melhor compreensão dos modos de transmissão dos agentes associados a doençasinfeciosas, têm sido alvo de receios exagerados da população em geral. Contudo, isto não deve servir de justificativa para que as instituições de saúde não estabeleçam procedimentos gerenciais que reduzam os riscos associados a tais resíduos (principalmente dos perfuro cortantes) com a sua desinfecção ou esterilização.

Agentes físicos, mecânicos e ergonômicos.

O odor procedente dos resíduos podecausar mal estar, cefaleias (dor de cabeça) e náuseas em trabalhadores e pessoas que se encontrem proximamente a equipamentos de coleta ou de sistemas de manuseio, transporte e destinação final. Ruídos em excesso, durante as operações de gerenciamento dos resíduos, podem provocar a perda parcial ou permanente da audição, cefaleia, tensão nervosa, estresse, hipertensão arterial. Um grande...
tracking img