Coletor solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGLUTINANTES PARA BRIQUETAGEM DE CARVÃO VEGETAL
Paulo José Prudente Fontes* Waldir Ferreira Quirino** Floriano Pastore Júnior***
* Testes efetuados no Laboratório de Produtos Florestais, em 1984, e ainda não-divulgados. ** Eng°s Florestais Laboratório de Produtos Florestais. *** Químico M.Sc. - ex-Pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais.

RESUMO Pelo processo de briquetagem do carvãovegetal, ou seja, técnica de aglomeração e densificação deste combustível, consegue-se facilitar o transporte, o manuseio e a utilização do mesmo, sendo que, o estudo do melhor material ligante é fundamental no processo. Neste trabalho estudou-se o comportamento dos aglutinantes: resina sintética, breu, tanino, e ainda os equipamentos para confecção dos briquetes. Os briquetes apresentaram em média1g/cm3 de densidade, a resistência mecânica à compressão de 220kg/cm2. PALAVRAS CHAVE: Compactação, biomassa, carbonização. ABSTRACT The briquetting charcoal is the technique of agglomerating and densifying this fuel. This technique can facilitate the transportation, handling and utilization of the charcoal. Also, the choice of the best linking material is fundamental for the success of thisprocess. The present work studied the response of various agglutinative such as synthetic resin, tannin and rosin. In addition the proper equipment for the briquette manufacture was studied. The briquettes showed an average mean of 1,08 g/cm3 of density and compression strength of 220 kg/cm2. KEY WORDS: Compactation, biomass, carbonization. 1. INTRODUÇÃO A política energética brasileira pressupõe aampliação da substituição do combustível importado por energia de fontes renováveis, sendo de interesse estratégico não só diversificar essas fontes, como também possibilitar o uso correto de suas potencialidades. O Brasil é hoje o maior produtor mundial de carvão vegetal, com aproximadamente 12 milhões de toneladas/ano, segundo o Balanço Energético Nacional de 1990. Este insumo energético, além deser amplamente utilizado pela siderurgia brasileira como termo redutor, é consumido nas indústrias cerâmicas, cimenteira, alimentícia a também no setor doméstico. O carvão vegetal, sendo um combustível sólido de baixa densidade a elevada friabilidade, gera grande quantidade de finos na produção, durante o transporte a na estocagem. Além disso, pelas suas características, apresenta inconvenientescomo, desuniformidade granulométrica qualitativa, rápida combustão, implicando recargas a curtos intervalos de tempo e elevado gasto de transporte.

Pela briquetagem do carvão vegetal, ou seja, técnica que envolve homogeneização, aglomeração a densificação de partículas de material sólido, consegue-se um combustível com homogeneidade granulométrica, bem maior densidade a resistência à geração definos. O efeito de densificação proporcionado pela briquetagem produz um combustível com maior concentração energética por unidade de volume, que, aliado à resistência adquirida, viabiliza técnica e economicamente o transporte a distâncias maiores. Outra grande vantagem da briquetagem é a possibilidade de aproveitamento de resíduos ligno-celulósicos carbonizados em geral. Na produção de briquetes decarvão vegetal, usa-se normalmente um aglutinante (cola) para facilitar a manter o empacotamento. Em princípio, qualquer adesivo pode ser utilizado como aglutinante, sendo a escolha feita geralmente em função do gasto e da qualidade final desejada. Dependendo do uso final, os briquetes não devem ser confeccionados com aglutinantes poluentes, emissores de fumaça, etc. O estudo do melhor materialligante é de fundamental importância no processo de briquetagem. O aglutinante não deve prejudicar as características energéticas do carvão, diminuindo o rendimento calorífico, aumentando o teor de voláteis e cinzas, ou mesmo, ser usado em proporções que seu gasto inviabilize economicamente o briquete. Não obstante as reconhecidas vantagens do briquete de carvão vegetal, esta atividade industrial...
tracking img