Colete sua Comidaa!

1573 palavras 7 páginas
Sumário
Introdução
1. Características Industriais Da Região
2. Estados e Regiões que possuem maior destaque
2.1Rio Grande do Sul
2.2Paraná
2.3Santa Catarina
3. Tipos de Produção
3.1Agroindústria
3.2Siderúrgica / Aço:
3.3Energética
3.4Têxtil
3.5Automobilística
4. Motivo de concentração de determinada produção na Região Sul
4.1 Por que a Região Sul concentra a maior parte das montadoras de automóveis no Brasil?
5. Importância da Região Sul para o Brasil
6. Conclusão
Introdução
A Região Sul é a segunda colocada no setor industrial brasileiro, mesmo sendo a menor territorialmente. O investimento em indústrias na região se deve principalmente a proximidade com fontes energéticas como a Usina Hidrelétrica de Itaipu e pela proximidade com os vizinhos do MERCOSUL: Argentina, Uruguai e Paraguai. Os grandes incentivos à indústria também é decorrente a grandes benéficos fiscais oferecidos pelos estados bem como o conjunto da infraestrutura, aliada as pessoas e a grande mão de obra qualificada existente na região. Por isso há uma homogeneidade no setor industrial. Em 2011 a Região Sul foi responsável por 16, 2 % na participação do PIB brasileiro. A Região pode ser chamada de celeiro do Brasil por ser a maior produtora de grãos do país.
1.Características Industriais Da Região
A principal característica da região é que as atividades rurais comandam as industriais com exceção das metrópoles Rio Grande do Sul e Curitiba, sendo assim essas não se encaixam na atividade agroindustrial presente nesses estados.
A Região Sul é destaque positivo nos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Hoje ocupa o segundo lugar do percentual nacional na indústria, corresponde a 21% do total nacional, sendo ultrapassado somente pela Região Sudeste.
Nessa região está inserido diversos tipo de indústrias, como: têxtil, automobilísticas, agroindústria (produção de alimentos), turismo, alimentícias, eletrodomésticos, papel,

Relacionados