Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLETA SELETIVA DO LIXO. SUSTENTABILIDADE E RENDA NA VILA AMAZONAS
Diraci Nascimento de Souza¹
Sandra Beltran Pedreros²
1. Acadêmico do 1º período de Administração. Faculdade La Salle Manaus
diraci.n.d.s@hotmail.com
2. Profª Dra Coordenadora de Pesquisa. Faculdade La Salle Manaus
beltranpedreros@hotmail.com

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a importância que osresíduos sólidos exercem no dia a dia das pessoas, informando o papel que este desempenha no meio ambiente e no contexto urbano. Foi abordado o tema coleta seletiva de lixo, como proposta de reduzir o lixo gerado pela Vila Amazonas e encaminhado ao aterro sanitário, contribuindo para a minimização de impactos ambientais e gerando renda, a qual será empregada na manutenção e melhoria da própriavila. Foram levantados dados para ilustrar o tema Coleta Seletiva do Lixo. Sustentabilidade e Renda na Vila Amazonas, situado na cidade de Manaus/AM. A proposta de implantação da coleta seletiva na Vila Amazonas foi bem aceita pela maior parte dos moradores.

PALAVRAS-CHAVE: Coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem, Vila Amazonas.
INTRODUÇÃO
A Associação Brasileira de NormasTécnicas –(ABNT) – define o lixo como os "restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semissólido ou líquido, desde que não seja passível de tratamento convencional.”.
Uma das principais causas para o acúmulo de lixo no meio ambiente é o incontrolável crescimento populacional verificado nosúltimos séculos (DREW, 1998).
Para os efeitos da ABNT NBR 10004 (Brasil, 2004), os resíduos são classificados em:
a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos;
– resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
Resíduos classe I – Perigosos. Aqueles que apresentam periculosidade,
Característica apresentada por um resíduoque, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, pode apresentar:
a) risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices;
b) riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.
c) resíduo sólido inflamável
d) resíduo corrosivo
e) resíduo reativo
f) resíduo tóxico
g) resíduo patogênico
Resíduosclasse II - Não perigosos. Aqueles que não apresentam periculosidade, alguns exemplos:
Resíduo de restaurante (restos de alimentos), Sucata de metais ferrosos, Resíduo de papel e papelão, Resíduos de plástico polimerizado, Resíduo de madeira etc...
Resíduos classe II A - Não inertes. Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B -Inertes, nos termos desta Norma. Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
Resíduos classe II B – Inertes. Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seusconstituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.
Segundo Magera (2005) o critério de classificação pela origem.
a) Lixo doméstico - originário da vida diária, produzidos nos domicílios, residências e consiste basicamente de restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, embalagens plásticas,metal, vidro, papel e papelão etc;
b) Lixo comercial - aquele originário nos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como bancos, instituições financeiras, supermercados, escritórios, hotéis, restaurantes etc., e compõe-se, na maior parte, de materiais inorgânicos (papel, papelão, embalagens, restos de madeira, plásticos etc.);
c) Lixo industrial - consistem geralmente de aparas...
tracking img