Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartilha de Coleta Seletiva da Embrapa Agroindústria de Alimentos

Meio Ambiente e Atitudes Sustentáveis
O que eu tenho a ver com isso? A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos têm um papel fundamental para a preservação do meio ambiente. Seguramente, os resultados obtidos com um bom programa de gerenciamento de resíduos sólidos contribuem para a melhoria de qualidade de vida de todos osque dependem da natureza. Esta cartilha tem como objetivo informar como está sendo implantado o sistema de coleta seletiva e de reciclagem da Embrapa Agroindústria de Alimentos e os benefícios que estas iniciativas podem ter em nossa Unidade. Produzir esta cartilha foi a forma que a Embrapa Agroindústria de Alimentos encontrou para mostrar que você tem um papel fundamental para que odesenvolvimento sustentável seja uma realidade na nossa empresa.

Embrapa Agroindústria de Alimentos

3

O que é Lixo?
Lixo pode ser definido como algo que não tem mais utilidade para uma pessoa ou processo produtivo. Entretanto, este mesmo material, considerado lixo, pode ser aproveitado por outra pessoa ou processo e transformado em um novo produto.

4

Cartilha de Coleta Seletiva

Os 3Rs(Reduzir, Reutilizar e Reciclar)
• Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado. Reutilizar: procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisamais. Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matériaprima extraída da natureza.





Embrapa Agroindústria de Alimentos

5

O que é Reciclagem?
Reciclagem consiste no aproveitamento de um bem descartado, como matéria-prima na produção de outros bens. Ela leva a uma diminuição do impacto ambiental, porquereduz o volume total de lixo e limita a retirada de matéria-prima da natureza. Além disso, cria novos empregos, gera renda e melhora a qualidade de vida da população.

6

Cartilha de Coleta Seletiva

O que é Coleta Seletiva?
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: plásticos, vidros, papéis, metais e resíduos orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem serreutilizados ou reciclados. Você pode começar a separar seu lixo e ajudar o planeta nesta batalha contra a poluição.

Embrapa Agroindústria de Alimentos

7

Como Separar o Lixo?

8

Cartilha de Coleta Seletiva

Padrão de Cores dos Recipientes Coletores
Para separar o lixo existe um padrão de cores dos recipientes coletores, que é usado no mundo inteiro. Lixo Reciclável:
RECICLÁVELverde

VIDRO

NÃO RECICLÁVEL

Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens citados acima.

Cristais, espelho, lâmpadas, cerâmicas e porcelanas, pyrex.

RECICLÁVEL
vermelho

PLÁSTICO

NÃO RECICLÁVEL

Garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensíliosplásticos, como canetas e escovas de dente.

Fraldas descartáveis, adesivos e embalagens com lâminas metalizadas, como bombons, biscoitos e outros produtos alimentícios.

RECICLÁVEL
azul

PAPEL

NÃO RECICLÁVEL

Envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.

Papel higiênico, fotografia, papel carbono,etiquetas adesivas, guardanapos e lenços sujos.

RECICLÁVEL
amarelo

METAL

NÃO RECICLÁVEL

Lata e papel limpo de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, geladeiras, pregos e parafusos.

Esponjas de aço, grampos, clipes, latas de tinta e embalagens de aerossóis.

Lixo não Reciclável:
NÃO RECICLÁVEL
cinza

Descarta-se nesta lixeira todo o lixo...
tracking img