Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
Identificação Escolar 2
Introdução 3
Justificativa 4
Objetivo Geral5
Objetivos Específicos 5
Fundamentação Teórica 6
* Metodologia6
Cronograma de Atividades 7
Critério de Avaliação 8
Referencias Bibliográficas 8









Identificação da instituição- Escola Municipal “LucasRodrigo”
Rua: Miosótis Nº 40
Bairro - Montreal

Carga horária- enquanto se fizer necessário
Quem se torna responsável em aplicar o projeto- equipe pedagógica
Temática- coleta seletiva

Introdução
O lixo também chamado de rejeito passa por um grande processo de exclusão ele é “posto para fora de casa” e deve cumprir ritos de passagem, respeitando regras próprias. Assim nãodeve ser deixado em qualquer lugar, pois não há duvidas que o resíduo sólido contém várias substancias que podem afetar a saúde do homem, seja através de contanto direto ou indireto, por meio de micro e macro-vetores, assim como causar impactos extremamente negativo ao meio ambiente.
Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cadaum de nós. Aborda a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do individuo como parte atuante no meio que vive (LEMOS etal, 1999).
A gravidade dos problemas ambientais pressupõe que as medidas para diminuir os impactos negativos no ambiente natural e na sociedade devam ser tão quanto foi o avanço de nossa predatória.A sociedade de consumo em que vivemos tem como hábito extrair da natureza à matéria prima e depois de utilizada, descartá-la em lixões, caracterizando uma relação depredatória do seu habitat. Assim, grande quantidade de produtos recicláveis, que poderiam ser aproveitados, são inutilizados na sua forma de destino final. Isso implica em uma grande perda ambiental, devido ao potencial altamentepoluído e do mau gerenciamento dos resíduos gerados, comprometendo a qualidade do ar, solo e principalmente das águas superficiais e mediterrâneas (AZEVEDO, 1996).
A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental.
A problemática do lixo vem sendo agravada, entre outrosfatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultando de êxodo rural e da falta de planejamento familiar.
O trabalho educacional é sem duvida um dos mais urgentes e necessários meios para reverter essa situação, pois atualmente, grande parte dos desequilíbrios está relacionados á conduta humano, geradas pelos apelos consumistas que geram desperdícios, epelo uso inadequado dos bens da natureza e, é através das instituições de ensino, que podemos mudar hábitos e atitudes do ser humano formando sujeitos ecológicos.
A Pedagogia Histórica – Critica (SAVANI, 1995) entende o homem como síntese de múltiplas determinações e a educação como instrumento de transformação social, propondo instrumentalizar os sujeitos sociais para uma prática social...
tracking img