Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 Objetivo

Implantar nas Subunidades um processo de coleta seletiva até o mês de junho do ano de 2010, utilizando como base o processo já implantado em outras Unidades da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

5 Justificativa


5.1 Instituição Parceira

é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, foi fundada no ano de 1972, possui um efetivo total de 678 (seiscentos e setenta eoito) militares. A principal finalidade do referido Batalhão é formar anualmente a reserva mobilizável, que é composta por todos os cidadãos que já incorporaram às fileiras do Exército Brasileiro. O objetivo desta formação é ter contingente suficiente para compor o Exército em situações que seja preciso o emprego da Força.

5.2 Motivo do Projeto


O motivo que levou o projeto a ser pensadoestá embasado na deficiência em que a Organização Militar enfrenta com relação ao recolhimento do lixo adequadamente. Em um primeiro momento observou-se o quanto seria importante o planejamento de um projeto de coleta seletiva e posteriormente conclui-se que a sua execução cumpriria o objetivo sanando a deficiência existente.
5.3 Proposta de Projeto


Analisando a situação atual da coleta delixo no conclui-se que a má organização do recolhimento de lixo na Unidade deve-se à falta de planejamento por quem de competência. Tendo em vista a oportunidade cedida pelo Comando da Unidade em se implantar um processo de coleta seletiva nas Subunidades do Batalhão, pode-se elencar diversas oportunidades de melhoria. O projeto em questão será desenvolvido segundo um plano de trabalho, no qualesse será executado por etapas. A primeira etapa a cumprir é analisar quais as oportunidades de melhoria que podem ser aproveitadas. Depois de levantadas todas as ações que podem ser executadas objetivando uma implantação bem sucedida da coleta seletiva, é preciso listar e solicitar o material necessário para quem de competência na Unidade. Já de posse do material necessário, é preciso organizar umaequipe que efetivamente seja responsável pela implantação. O próximo passo é construir os locais de maneira adequada para que seja possível separar o lixo corretamente. Concluída a construção, é necessário criar na organização uma cultura de seleção de lixo. Para isso deverá ser feita palestra de divulgação para Oficiais e Sargentos, bem como Folders de divulgação para Cabos e Soldados.Posteriormente à implantação, deverá haver o acompanhamento periódico do sistema de coleta seletiva.

5.4 Benefícios

A implantação do projeto de coleta seletiva no gera benefícios tanto para a Instituição Militar, quanto para a sociedade e equipe responsável pela implantação.
A Instituição passa a ter o processo de recolhimento de lixo interno padronizado entre suas Subunidades, economizandopessoal que seria necessário para separação do lixo no momento da retirada desse da Unidade, bem como diminuindo consideravelmente a exposição de seus militares ao lixo, quando em serviço direto para separar o lixo misturado. Também está praticando uma atividade caracterizada pela responsabilidade social, gerando melhores índices em relação a sua avaliação no se plano gestor.
A comunidade passa aaproveitar no longo prazo os produtos advindos de lixo reciclado, melhor qualidade de vida com a diminuição da poluição e observando uma grande Instituição, caso seja divulgado à população, preocupando-se com o meio ambiente passa a refletir sobre sua conduta para com o lixo em suas casas.
A equipe que desenvolveu o projeto ganha com o aprendizado que obteve em gerenciar o mesmo. Além disso podeprosseguir no planejamento de outros projetos que possam melhorar cada vês mais as condições de vida da população.


6 Ferramenta WBS


6.1 Decisões e Autorização

6.1.1 Decidir sobre qual tema abordar
6.1.2 Decidir qual o objetivo do projeto
6.1.3 Decidir a Organização para execução do projeto
6.1.4 Pedir autorização para quem de competência para executar o projeto na Organização...
tracking img