Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL









Alexandrino Ferreira de Sá Neto






COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE SILVANÓPOLIS-TO





















Palmas - TO
2011



Alexandrino Ferreira de Sá Neto














COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE SILVANOPOLIS-TO



Trabalho apresentado aoCurso de Tecnologia em Gestão Ambiental – Universidade Norte do Paraná. Para a disciplina: Introdução á Gestão Ambiental, Ecologia aplicada e Gestão da Biodiversidade, Química Ambiental, Geologia e Geomorfologia Ambiental .
Prof.: Cristina Célia, William Luiz, Kênia Zanett, Eweton de Oliveira.


















Palmas – TO
2011




Silvanópolis - TO.


Opresente trabalho tem como objetivo diagnosticar a situação do lixo produzido no município de Silvanópolis.




No municipio de Silvanópolis não existe nenhum estudo que quantifica o valor exato do lixo produzido por dia. O que existe são trabalhadores que calculam um valor de lixo que é recolhido todos os dias,
Conforme a minha pesquisa acabei descobrindo que a quantidade de lixo por dia é deaproximadamente seis toneladas, isto é, juntando ao entulhos que são restos de materiais de construção (tijolos, cimentos, etc.) galhas de arvores, lixo hospitalar.
Na entrevista de um dos homens que trabalha na coleta do lixo (lixeiro) senhor Mercino Pereira, ele diz que durante estes dois anos trabalhando como lixeiro ele recolhe tanto material reciclável como material orgânico. E sempre assegundas-feiras a quantidade do lixo são maior, devido ao final de semana que o lixo é amontoado nas calçadas de residências. Ele sempre observa que nos lixos tem muito restos de comidas, roupas velhas em sacolas, frutas e verduras podres, gramas cortadas, guardanapos de papel, papeis higiênicos, papelões, plásticos e outros.

Foto1- Senhor Mercino Pereira em seu trabalho.

[pic]Fonte: NETO, Alexandrino F. de Sá

Para se ter uma idéia o entrevistado exitou-se ao falar que em seu trabalho diário ele encontra até animais mortos em sacolas, dizendo o senhor Mercino que isto é uma verdadeira falta de higiene a pessoa que teve esta atitude de colocar animais às vezes já em decomposição dentro de sacolas, e ele só recolhe o lixo porque realmente ele precisa doemprego. Ele falou que às vezes ele até recolhe alguns materiais (lixos) para vender como: garrafas plásticas (refrigerantes), panelas velhas, latas entre outros objetos. E com este material recolhido ele vende e acaba ganhando um dinheirinho extra para sua família .
O senhor Mercino também sita que há o mau cheiro que acaba tendo em suas mãos e reclama a falta de equipamentos para trabalhar como asluvas. Ao decorrer do problema ele acaba chegando em casa e vai direto ao banheiro para pegar água sanitária e passar em suas mãos para matar as bactérias que estão alojadas em seu corpo.


No município de Silvanópolis não existe lei especifica que estabelece a coleta, mas aqui existe um diagnóstico da situação atual referente aos resíduos sólidos.
A lei complementar do diagnóstico é 001/2008Silvanópolis - to, 18 de dezembro de 2008.
A gestora da limpeza urbana é a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Obras, sendo a estrutura organizacional.
A Secretária da Administração Diretória de Obras e Gerente, motorista, varredores e diaristas.


Equipamentos: os equipamentos de administração municipal são:
um caminhão “carga seca’ ano 1974, 32 recipientes de coleta de rua,lixeiras, não recipientes estacionários de maior volume como contêineres, e é tão pouco recipientes para coleta, diferenciando resíduos úmidos e secos. As ferramentas são: vassouras, pás, enxadas e carrinhos tipo construção civil de mão.
A freqüência da coleta é diária, com horário das 7:00 ás 11:00 horas e das13:00 ás 17:00 horas, turno diurno, matutino e vespertino, sábados até ás 12:00 horas e aos...
tracking img