Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universo Infinito de Giordano Bruno aceito por pensadores e executado pela Igreja

Universo Infinito de Giordano Bruno aceito por pensadores e executado pela Igreja
Pablo Dressel
A forma como defendeu, até ao fim, as suas convicções filosóficas, consideradas heréticas pelo Santo-Ofício, fizeram do filósofo napolitano Giordano Bruno um símbolo marcado por um mundo e por uma época ondelabaredas castigavam espíritos discordantes. E embora já muitos outros autores fossem lidos e divulgados, para a época do renascimento as idéias de Aristóteles continuavam a ser o alicerce de novas respostas, idéias que condizem que um mundo infinito não era coisa sequer concebível.
Giordano Bruno, Filósofo, astrônomo e matemático, rejeitou a teoria geocêntrica tradicional e ultrapassou a teoriaheliocêntrica de Copérnico que ainda mantinha o universo finito com uma esfera de estrelas fixas. Embora tais campos não existissem ainda na ciência, pode-se dizer que Bruno estava interessado na natureza das idéias e do processo associativo na mente humana. Por outro lado, está fascinado em prover com um embasamento filosófico as grandes descobertas científicas de seu tempo. Mesmo que a conseqüência sejao fim de sua própria vida.
E mais, nessa época que segue as idéias aristotélicas, tudo o que compõe a natureza assim como tudo o que ela encerra é, necessariamente, limitado e finito, quer seja no tempo, quer seja no espaço. O mundo aristotélico é um mundo fechado. Já o Universo de Giordano Bruno tem o ânimo de uma outra dimensão, bem mais generosa e bem mais ousada.
Não é pelos sentidos quepodemos chegar ao infinito, assim como não é através dos olhos que podemos ver a substância ou essência. Não é pelos sentidos que chegamos a esta conclusão, porque o infinito não pode ser objeto dos sentidos. E quem nega o infinito por não ser sensível, nega o próprio ser. Por isso resta apenas ao intelecto julgar e dar razão sobre aquilo que é afastado do tempo e do espaço.
Se o mundo é finito efora do mundo nada existe, onde está o mundo? Onde está o universo? Estarão o céu e o mundo em parte alguma?
O que está além do mundo? Se a resposta é nada, então é certo dizer que há o vácuo. E que o vácuo não possa ter limites senão o limite que separa ele mesmo do mundo. Pois um nada limitado seria muito mais difícil de imaginar.
Por não haver limite, nem termo ou superfície, é dito com razãoque o universo onde o nada e o mundo estão (se é que se pode afirmar que o nada está em algum lugar) é “Todo Infinito”, porque não possui limite e nem termo. Porém não pode ser dito que é “Totalmente Infinito”, pois dizer isso é o mesmo que afirmar que cada parte tomada do universo é infinita também. E não é pois, como dito, o mundo finito é parte do universo infinito. E sobre ser “Todo Infinito”,digo que Deus também é, por excluir de si qualquer termo ou limite e também por que cada um de seus atributos é uno e infinito. Mas Deus também é “Totalmente Infinito” porque está inteiramente em todo o mundo e em cada uma de suas parte, diferente da infinitude do Universo que existe totalmente no “todo”, e não nas “partes”.
Logo, por todas as razões segundo as quais se afirma ser conveniente,justo e necessário este mundo, considerado como finito, assim também devem ser considerados convenientes e justos todos os outros inumeráveis mundos, aos quais, pelo mesmo raciocínio, a onipotência concede a existência; e sem os quais ela mesma viria a ser acusada de deixar um vácuo, em outras palavras, por não querer ou não poder, onde não há a existência do ser há o universo infinito de nada.
Quemotivo nos levaria a acreditar que o agente, podendo fazer um bom infinito, o faça finito?
E se o faz finito, por que devemos acreditar que possa fazê-lo infinito, sendo nele a mesma coisa o poder e o fazer? Pelo seguinte:
-se é imutável, não há contingência nem na operação, nem na eficácia, mas de uma de uma determinada e certa eficácia depende imutavelmente determinado e ceto efeito;
-daí...
tracking img