Coleta seletiva em pequenas cidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Sistema de Ensino Presencial ConectaDO
GESTAO AMBIENTAL

EDEMILSON PEREIRA DA SILVA

COLETA SELETIVA EM PEQUENAS CIDADES

Cidade Araranguá
Ano 2010

edemilson pereira da silva

COLETA SELETIVA EM PEQUENAS CIDADES

Trabalho apresentado a Gestão ambiental da UniversidadeNorte do Paraná - UNOPAR

Prof. Cristina Célia Krawuski

INTRODUÇÃO

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel
muito importante para o meio ambiente. Por meio delas,
recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam
tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos
naturais não-renováveis aumenta a necessidade de
reaproveitamento dos materiaisrecicláveis, que são
separados na coleta seletiva de lixo.

DESENVOLVIMENTO

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais
recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em quesensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas ,água e energia, é menospoluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada,poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques,casas, hospitais,

Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos.Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são ovidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindorenda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

A EVOLUÇÃO E O LIXO

O lixo no mundo hoje está se tornando um câncer para todas as naçôes no mundo moderno. Vários fatores contribuíram para crescente numero de lixo produzido no planeta. Uma delas foi o famosocrescimento industrial do ultimo século. Se fala muito em homen o ser extremo da terra , o grande inteligente, para cada ação existe uma reação. O que o homen evoluiu em um século sem se preocupar com o que poderia estar causando e na sua forma de reação tem todo o resíduo produzido pelo homen neste século. Nossa geração hoje tem que repensar urgentemente nos erros de nossos antepassados. Muito temque se aprender ainda para se obter uma relação entre o homen e o ambiente. Abaixo podemos ver alguns dados do Brasil e o que poderemos fazer daqui para frente:

LIXO NO BRASIL
Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são...
tracking img