Coleta de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 Técnicas de Coleta e Análise de Dados
A coleta de dados se fez por meio de pesquisas de clima motivacional e organizacional, onde através de entrevista foram apontadas situações que se encaixam na rotina da empresa, o que ajudou a levantar dados necessários para a pesquisa, este questionário é composto por respostas objetivas, dissertativas e de múltipla escolha, as perguntas tem foco noclima motivacional e organizacional a fim de descobrir mais afundo a real causa do motivo da insatisfação desses empregados.
Oliveira (2008) afirma que o diagnóstico é uma etapa do trabalho que fornece a base para um processo planejado de mudança e de desenvolvimento. Através dele se busca identificar claramente a situação real que se apresenta, se forma uma opinião sobre ela, isto é, se consolidaum conhecimento a partir do qual se podem ponderar possibilidades e alternativas existentes, e então definir o que se quer atingir, os ideais e metas pretendidas.
Neste trabalho, a técnica de coleta que foi utilizada é a de a pesquisa quantitativa, que é resultado da coleta de dados conforme descrição acima. Foi analisada individualmente cada uma das respostas do questionário aplicado,demonstrando todo o resultado em forma de gráficos, onde se fará uma melhor visualização para que se faça a análise e interpretação dos resultados da pesquisa.
Segundo Goldenberg (2000, p. 61), os métodos quantitativos simplificam a vida social limitando-a aos fenômenos que podem ser enumerados, ele afirma que as abordagens quantitativas sacrificam a compreensão do significado em troca do rigormatemático.
Os dados quantitativos serão utilizados para análise dos dados do objeto de estudo. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
A fim de propor uma solução para os problemas da organização, serão apontados dados que possam ser aceitos como soluções para cada problema que aorganização venha a ter, para que assim possa ser minimizado, ou até extinto, os problemas de administração de recursos humanos existentes.
Com esta pesquisa será possível relatar e avaliar como está a saúde da empresa, como também verificar a satisfação dos seus colaboradores. Através desta investigação pode-se observar quanto um colaborador está, ou não, empenhado na sua função.
A pesquisa declima organizacional se torna uma importante ferramenta para monitorar o nível de satisfação e motivação no trabalho, ou seja, se os colaboradores de da organização estão mais voltados para questões extrínsecas ou as questões de ordem intrínseca.
3.3 Definição da Área
A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizado um trabalho de campo junto à empresa Consultoria Alvinópolis Ltda, que atuano ramo de prestação de serviços contábeis, situada na cidade de Atibaia-SP.
De acordo com seu faturamento anual, a empresa pode ser considerada de pequeno porte, na qual possui atualmente 30 funcionários, alocados em 11 departamentos, conforme demonstração abaixo.

Figura 2 - Organograma da organização
3.4 Plano de Coleta e Analise de Dados
A análise e coleta de dados foram realizadasatravés de pesquisa que pôde dar suporte à tomada de decisão da organização, em relação ao clima motivacional e a falta de um departamento de recursos humanos efetivo, ela visa à correção dos aspectos em seu nível administrativo.
O propósito inicial do trabalho é o de realizar um diagnóstico da organização através das respostas obtidas pela aplicação do questionário, com os dados levantados, o próximopasso é conhecer e analisar os métodos adotados em relação à área de recursos humanos, para num segundo momento abordar estratégias e práticas de RH que atualmente não são desenvolvidas, e assim acumular subsídios suficientes para propor um modelo de gestão de pessoas a ser implantado na organização.
3.5 Interpretação e Análise de Dados
A etapa de interpretação e análise de dados consistiu,...
tracking img