Coleta de amostra de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como fazer coleta do solo

O primeiro passo é dividir a propriedade em glebas ou talhões que sejam uniformes. Assim, a amostra coletada em cada gleba poderá representar a sua situação de fertilidade. Normalmente estas áreas são separadas conforme suas características físicas ou de uso: área arenosa, área argilosa, alto da encosta, meio ou baixada, cor da terra, cultura ou vegetação existente ouanterior e até mesmo devido aos tratamentos que já recebeu como calagem e adubação.


Figura 1. Plano de amostragem de uma propriedade, com diferentes declividades e usos de solo.
Normalmente recomenda-se separar estas glebas em áreas de no máximo 20 ha, mas na prática, principalmente nas áreas do Centro Oeste do Brasil que são mais uniformes, os talhões possuem áreas maiores. Quanto maisdividida for a área, melhor será a sua separação para definir qual o melhor tratamento que cada pedaço de terra irá receber. Mesmo áreas com a mesma cultura, mas apresentando produtividades diferentes ou com idades diferentes no caso de culturas perenes devem ser separadas para a coleta de amostras. É importante que o produtor faça um mapa da propriedade com a localização das amostras e assim poderáacompanhar os históricos das áreas que são muito importantes para definir o que deve ser feito. Se a propriedade for muito grande e isso acarretar uma divisão em muitas áreas, é preferível amostrar algumas glebas que possam representar cada situação do que tentar diminuir a quantidade de amostras juntando áreas que não são iguais.

Após a divisão das glebas, deve ser feita a coleta da amostra,sendo recomendado que o técnico caminhe na área em ziguezague, coletando o solo em pelo menos 15 pontos de cada talhão, como o desenho ilustra.



A coleta do solo pode ser feita com enxadão, pá reta ou algum tipo de trado (caneco, holandês, rosca, sonda) ou atualmente com alguma ferramenta do tipo furadeira que tem sido desenvolvida ou adaptada por vários técnicos que pode ser elétrica,pneumática ou hidráulica, sendo ainda manual ou montada em caminhonete, trator ou quadriciclo.

Em cada ponto da coleta de uma sub-amostra, o solo deve ser ligeiramente limpo na superfície, afastando-se apenas os detritos não decompostos como palha, pedaços de pau ou outros detritos.



Figura 2. Procedimentos de amostragem no sistema convencional com diferentes amostradores de solo.
Usando aferramenta mais apropriada, em cada ponto da coleta é retirada o que chamamos de amostras simples ou sub-amostra, que devem ser coletadas de forma igual, mesma profundidade e mesmo quantidade, pois irão compor a amostra composta de cada área. Nas áreas que são cultivadas com preparo convencional, a profundidade da amostragem deve ser a mesma que é uniformizada pelo preparo do solo sendonormalmente de 15 a 20 cm.
Nas culturas perenes ou nas áreas de plantio direto, nas quais não ocorre o revolvimento do solo e a gradiente de variação vertical da fertilidade é acentuada, a profundidade amostrada para fins de fertilidade deve ser de aproximadamente 10 cm usando-se preferencialmente a pá de corte ou o trado calador. Aonde a adubação vem sendo realizada em linhas, a recomendação é que aamostragem em cada ponto seja feita em uma faixa transversal a linha de plantio e contínua com o comprimento equivalente ao espaçamento da cultura plantada e retirando-se uma camada com 3 a 5 cm de espessura ou se for usado o trado deve ser retirado 1 amostra na linha de plantio da cultura anterior e mais 3 em cada lado da linha se foi soja ou 6 se foi milho. Se não for de interesse considerar oefeito residual da adubação anterior, a amostra pode ser realizada somente na entrelinha.



Para se conhecer melhor a situação dos solos, também é recomendada a retirada de uma amostra separada, na profundidade abaixo da primeira amostra, sendo normalmente de 15 a 30 cm ou de 20 a 40 cm ou conforme a necessidade de avaliação. Esta análise normalmente é feita para se avaliar a necessidade de...
tracking img