Colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colesterol alto: proteja seu coração após a menopausa

Publicado em: 25/03/2009 Autor: Núcleo Educacional Científico
Imprimir | Recomende esta página

A chegada da menopausa merece umaatenção especial por parte das mulheres. Nesse período, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumenta significativamente. As causas são a falta dos hormônios que produzem o ciclo menstrual, emespecial os estrogênios, somada à exposição cada vez mais crescente a fatores de risco como estresse, sedentarismo, tabagismo e má alimentação.
» Especial Saúde da Mulher: saiba como o Fleury podeajudar você em todas as etapas da sua vida
Um amplo estudo internacional, o INTERHEART, feito com 30 mil pessoas em 52 países, confirmou que o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares éo elevado nível de LDL, o colesterol mais envolvido na formação das placas de gordura que levam à obstrução das artérias.
Após a menopausa, com a retração natural da atividade estrogênica, oorganismo feminino passa a acumular mais LDL (colesterol “ruim”) e a diminuir a concentração do HDL, colesterol “bom”, resultando quase sempre em um quadro de hipercolesterolemia (colesterol total séricosuperior a 200 mg/dL).
Além de cortar o tabaco e praticar atividades físicas de maneira regular, uma das formas mais eficazes para controlar o colesterol reside numa alimentação saudável. Para mulheresque estejam sofrendo de hipercolesterolemia após a menopausa, uma forma de tratamento inicial sugerido pela "American Heart Association" é a chamada “dieta fase I”, que limita o consumo de gorduras amenos de 30% do total de calorias diárias. Desse percentual, a maioria deve ser de gorduras monoinsaturadas, como, por exemplo, a disponível no azeite de oliva, reduzindo a ingestão de gordurassaturadas, encontradas nos alimentos de origem animal como as carnes, manteigas e leite integral. Dessa forma, a dieta limita o consumo de colesterol.
Para os pacientes de maior risco, cuja “dieta fase...
tracking img