Colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eliminando o Colesterol
Hipercolesterolemia
O colesterol é uma gordura sangüínea, sendo parte proveniente da alimentação e parte produzida pelo fígado.
Forma as membranas das células. É necessáriopara a produção de sais biliares e participa da síntese dos hormônios.
Temos o "Bom Colesterol", o HDL, que retira o colesterol das artérias, facilitando sua eliminação do organismo; e o "Maucolesterol", o LDL, que, em excesso, se acumula nas artérias na forma de placas de gordura. Estas placas de gordura são os principais causadores de infartos e acidentes vasculares cerebrais ou derrames.
Aalimentação rica em produtos de origem animal e gordura saturada, o sedentarismo, o fumo, o estresse, fatores genéticos e a obesidade são determinantes para o aumento do colesterol sangüíneo.

Algumasdicas importantes para auxiliar no controle do colesterol sangüíneo:

A ingestão diária de colesterol deve ser de 200mg, no máximo.
É importantes reduzir a ingestão de carnes e seus derivados,frutos do mar, miúdos, gema do ovo, leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly).
Evitar também alimentos industrializados como bolos, bis-coitos recheados,chocolates, croissants, tortas, salgados e sorvetes cremosos, pois posuem gordura hidrogenada, um tipo de gordura saturada que aumenta o colesterol sangüíneo.
Aumentar o consumo de fibras. Estas atuamcomo uma esponja, removendo o colesterol do organismo e eliminando-o junto com as fezes.
Os alimentos integrais como pães integrais, biscoitos integrais, aveia, farelo de trigo, granola, linhaça sãoricos em fibras, assim como as frutas e verduras.
Dar preferência às gorduras insaturadas que diminuem o colesterol sangüíneo. Elas estão presentes em óleos vegetais, como o de oliva, de canola, demilho e girassol, bem como nas nozes, avelãs, castanhas e amêndoas.
Utilizar leite e iogurte desnatados, dar preferência aos queijos brancos, frescal, ricota ou cottage.
Eliminar do cardápio as...
tracking img