Colera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cólera
A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Vibrio cholerae¸ em forma de vírgula, móvel, que se desenvolve no intestino humano e produz a toxina responsável pela doença. O vibrião coléricofoi descoberto em 1883 por Robert Koch, cientista inglês, um dos pais da microbiologia.

O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas, doentes ou não. O homem, únicoreservatória do vibrião, chega a eliminar 10 milhões de bactérias por grama de fezes.

transmissão:

O contágio é direto, através da água e dos alimentos contaminados. As moscas e outros insetospodem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

sintomatologia:

O período de incubação é de 6 a 10 horas até 2 a 3 dias. Após a incubação, aparecesubitamente a diarréia, acompanhada de dor de cabeça, cãibras musculares (na panturrilha), dores abdominais, vômitos e desidratação. A evolução da doença é provocada, também, pelo estado dedesnutrição do indivíduo. A duração dos sintomas é de 3 a 4 dias, em média. Caso o doente não seja tratado com urgência, a morte acontece num prazo de 14 a 48 horas.


profilaxia:

A prevenção da cólera éfeita através de medidas básicas de higiene:

* lavar as mãos com água e sabão sempre que se prepara qualquer alimento, antes das refeições, após o uso do sanitário, após trocar fraldas, e apóschegar da rua;

* desinfetar, com água sanitária, pias, lavatórios e vasos sanitários;

* usar sacos de lixo nas lixeiras e mantê-las tampadas;

* frutas, verduras e legumes devem ser bemlavados e deixados de molho, por meia hora, em um litro de água com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária);

* cozinhar bem os alimentos, pois o vibrião colérico é destruído com ocozimento em 15 minutos;

* verificar bem a procedência de peixes, mariscos, camarões, etc., e não consumi-los crus;

* as carnes vermelhas devem ter controle sanitário;

* não usar o...
tracking img