Colecistite aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencia: Manual de Diagnóstico e Tratamento para o Residente de Cirurgia. Manlio Basilio Speranzini. Volume 2 Capítulo 73.

1) INTRODUÇÃO
Colecistite aguda define o desenvolvimento de umprocesso inflamatório da vesícula, que resulta de múltiplos fatores, porem na imensa maioria das vezes, a obstrução do ducto cístico por um cálculo está presente.
As mulheres são mais acometidas (3:1)até os 50 anos, após essa idade a diferença se equipara.
Apesar de a bile ser estéril, em 50% dos casos de colecistite aguda há proliferação bacteriana, sendo está responsável pelo empiema,perfuração, abcesso e fistula.

2) FISIOPATOLOGIA
Inicia-se com a implantação de um cálculo no ducto cístico, que leva a um aumento da pressão intraluminal da vesícula, obstrução venosa e linfática, edema,isquemia, ulceração da sua parece e, finalmente, infecção bacteriana secundaria. Pode seguir com perfuração do fundo da vesícula (área menos irrigada).
A irritação da parede causa uma liberação deuma enzima, a fosfolipase A2. Ela causa a conversão de lectina em lisolectina, um potente irritante químico que provocará a reação inflamatória.
Às vezes, mesmo persistindo o bloqueio cístico, oprocesso inflamatório regride dando origem à vesícula hidrópica. Nesses casos, a vesícula torna-se tensa com conteúdo claro pela reabsorção dos pigmentos biliares e produção continuada de muco pela mucosavesicular.

3) MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
A dor, semelhante à “cólica” biliar, localiza-se no quadrante superior direito do abdome e epigástrio. Intensa e duração geralmente maior que 24h (podedurar vários dias). Pode apresentar anorexia, náuseas, vômitos, febre e icterícia discreta. Com a progressão da inflamação para o peritônio, a percussão e palpação do HCD e do EG podem ser dolorosas eresultar em defesa. Sinal de Murphy é positivo (parada brusca da inspiração).

4) EXAMES LABORATORIAIS
Há leucocitose (12 a 15 mil leucócitos) com desvio para a esquerda. A bilirrubina em geral...
tracking img