COLE O GRANDES EDUCADORES JEAN PIAGET

845 palavras 4 páginas
COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES – JEAN PIAGET Yves de La Taille
Jean Piaget é tido um dos mais importantes dentro da psicologia, e os fatores que propiciaram a isso estão em suas obras que tiveram bastante influência durante o século XX com o estudo voltado a inteligência. Tendo também o fator do volume de sua obra, ao decorrer de sua vida foram diversos artigos publicados, mais de 70 livros. As teorias de Piaget sobre a inteligência humana são bastante consistentes.
As obras de Piaget tratam basicamente do desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento, ele deu o nome a sua teoria de epistemologia genética, que tenta responder como o homem constrói seu conhecimento.
No que tange a inteligência Jean Piaget a classifica a inteligência em função e estrutura. Onde a função é adaptação, em que o sujeito tentar adaptar-se ao meio para a sua melhor sobrevivência. E a função estrutural é a organização da inteligência. Em sua obra surgem vários conceitos no qual temos assimilação, acomodação e equilibração.
Assimilação para Piaget é o processo onde o sujeito incorpora a seus quadros todo o dado da experiência É Interpretar o objeto, assimilar informações e deixar outras de lado.
A acomodação segundo Piaget a estrutura mental a organização que a pessoa tem para interpretar o mundo é capaz de se modificar para dar conta das singularidades do objeto.
Equilibração é a ideia de estar tentando se equilibrar não de ser algo estático como sugeriria a palavra “equilíbrio”. Quando um sujeito entra em contato com um objeto novo pode entrar em conflito com este, “desequilibrando-se”. Para conhecer este objeto ele se acomoda a ele, ou seja, modificar-se para dar conta do objeto e este processo é a busca do equilíbrio: a estabilidade da organização mental.
Piaget também mostra o conceito de abstração empírica onde o sujeito busca informação do objeto do conhecimento. E reflexiva é a informação que o sujeito retira das ações sobre

Relacionados