Col ides e Propriedades Coligativas

2084 palavras 9 páginas
Colóides e Propriedades Coligativas

Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás),denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua(sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão.
Uma das características dos colóides é a movimentação rápida, aleatória, desordenada e caótica das partículas da fase dispersa. Este fenômeno denomina-se movimento browniano. Uma outra característica dos colóides é o efeito Tyndall, que é a capacidade que as partículas coloidais têm de dispersar a luz quando esta atravessa um meio coloidal, o que as permite distinguir das soluções.O estudo dos colóides iniciou-se em 1860, quando o químico escocês Thomas Graham observou que substâncias como o amido, a cola ou a gelatina se difundiam muito mais lentamente quando colocadas em água do que o açúcar ou o sal de cozinha. Além disso verificou que estas substâncias não cristalizavam, ao contrário do açúcar e do sal de cozinha. Graham decidiu chamar esta classe de substâncias colóide.
A química dos colóides está bastante relacionada com o dia-a-dia do cidadão e os sistemas coloidais tanto são encontrados na natureza, nos reinos mineral,vegetal e animal, como podem ser sintetizados na forma de bens de consumo e para processos industriais que propiciam melhores condições de vida. O estudo dos colóides também pode ajudar a evitar a formação desses sistemas na natureza, quando poluem o ar (fumaça), a água (esgoto doméstico e industrial) e os solos (resíduos sólidos).
As propriedades coligativas são características físicas de uma solução, que podem ser alteradas com a adição de soluto na solução, a mesma pode ocasionar a redução na pressão de vapor, elevação da sua temperatura de ebulição, redução da sua temperatura de congelamento.

Colóides

Distinguir uma mistura homogênea de uma heterogênea, nem sempre é simples. Não é uma distinção absoluta, pois existem sistemas que

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • Administração de materiais
    28719 palavras | 115 páginas