COL GIO IPC trabalho amperimetro

372 palavras 2 páginas
COLÉGIO IPC

Amperímetro

AUTORES: Weverton
Lucas
Willian
Alexia
2º e 3º ANO
DISCIPLINA: Física

IPC/ 2015
COLÉGIO IPC

Amperímetro
Projeto de Física apresentado por Lucas, Weverton, Willian e Alexia à o Colégio IPC, como um dos requisitos para a obtenção certificado de conclusão do ensino médio.
Orientador (a):
Prof.(a). Adriana

Sumário

i. O que é um amperímetro. ii. História. iii. Funcionamento básico dos amperímetros eletromecânicos. iv. Amperímetros de bobina móvel.
v. Amperímetro de ferro móvel. vi. Amperímetros digitais.

IPC/ 2015

Amperímetro

I. O que é um amperímetro.

Instrumento de medida da amplitude da corrente elétrica. Contrário ao processo de medição da tensão, a medição de uma corrente elétrica é feita de modo que a corrente percorra o instrumento (ligação em série). Um amperímetro ideal caracteriza-se pela capacidade de medir a corrente sem incorrer em qualquer queda de tensão entre os seus terminais. Em outras palavras, o amperímetro ideal não deve apresentar qualquer resistência à passagem de corrente.

II. História.

Os amperímetros de ferro móvel e de bobina móvel foram inventados baseados nos princípios estudados pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted, em 1820. Seu desenvolvimento continuou através dos séculos 19 e 20 até a década de 80, quando o amperímetro digital foi criado.
III. Funcionamento básico dos amperímetros eletromecânicos.

Em ambos amperímetros, de bobina móvel e de ferro móvel, uma corrente elétrica é utilizada para criar campo magnético, que por sua vez faz uma peça móvel do amperímetro se deslocar. O deslocamento move uma agulha através do display, o qual indica a medida da quantidade de corrente.

IV. Amperímetros de bobina móvel.

Em um amperímetro de bobina móvel o imã estimula uma bobina que possui polaridade oposta, repelindo-a. Esse tipo de amperímetro possui uma graduação linear em seu display.
V. Amperímetro de ferro móvel.

Em um

Relacionados