Col gio Estadual Jardim Tiradente1

1942 palavras 8 páginas
Colégio Estadual Jardim Tiradentes
3ª Ano "B" do Ensino Médio

Daniele Xavier Silva

Esporte e Violência

Aparecida de Goiânia, 2014.
Introdução
É com freqüência que observamos cenas de tremenda violência por partes dos indivíduos que se intitulam adeptos, mas a violência no esporte não só ocorre fora dos campos, arenas, estádios, mas também dentro. Hoje o fair-play foi deixado de lado e jogos que são amistosos, muitas das vezes de amistosos, têm nada.
Todo o tipo de violência vem-se tornando cada vez mais notória na sociedade, desde brigas em trânsito à violência entre adeptos que não sabem respeitar pessoas adeptas de outra equipe, a violência dentro de campo com os próprios jogadores, fazendo um anti-jogo, agredindo os colegas de profissão. Hoje ninguém mais sabe perder e apela para a violência e violência gera violência, diz o bom ditado.
Muitos agem como vândalos sem saber que perder também pode ser um tipo de vitória em que o mais importante é que lutou, tentou, apenas não venceu, só isso seria um mérito. Por ser algo natural, que é inato entre os seres humanos, não significa que devemos levar violência para dentro e fora de campo. Acho que esse tipo de violência têm muito a ver com a educação e índole de cada pessoa, mas o que leva pessoas a brigarem como loucos por uma simples partida de futebol? Por quê fanáticos, alucinados se humilham e prostram diante de pessoas iguais a nós mesmos? Não existe violência no desporto mas sim nas pessoas, elas que disseminam o mal pelos estádios e outros lugares.
Portanto, ganhar ou perder não implica violência, o importante é competir e ter a consciência de que deu o seu melhor. Deixemos as guerras e intrigas de lado e vivemos o verdadeiro espírito desportivo.

Esporte e Violência
Alguns autores afirmam que os esportes integram vários tipos de competições que envolvem força física ou simbólica, e, portanto, que podem ter ações que podem ser percebidas como violentas. Entende-se o

Relacionados