Cognitivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COGNITIVISMO
O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer, ou seja, como o ser humano conhece o mundo. Os cognitivistas tambéminvestigam os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão.

Dentre as principais teorias cognitivistas, destacam-se:

•CONSTRUTIVISMO – é uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamentopresentes no homem desde sua infância até a idade adulta.
• INTERACIONISMO – é fundamental a noção de cultura no processo de construção de conhecimento e de constituição do indivíduo para a concepção daaprendizagem interacionista. Segundo Vygotsky, é o grupo social que fornece o material (signos e instrumentos) que possibilita o desenvolvimento das atividades psicológicas. Isso significa que se deveanalisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos, a partir da interação (daí o termo interacionismo) destes com a realidade.
• APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Ela ocorre quando ainformação relaciona-se com várias outras informações já presentes na estrutura cognitiva. Assim, para ensinar adequadamente é preciso descobrir o que o aluno já sabe. O teórico David Ausubel afirma emsua teoria que para que uma aprendizagem seja prazerosa e eficaz é preciso que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados. Ele propõe a construção de estruturas mentais utilizando mapasconceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos.

JEAN PIAGET E JEROME BRUNER:

Como principais representantes desta linha de pensamento, iremos apresentar o suíço Jean Piagete o norte americano Jerome Bruner.


Segundo estes dois autores o sujeito constrói ativamente o conhecimento e as suas próprias estruturas mentais ao longo dos primeiros 12/15 anos de...
tracking img