Cognitivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VISÃO HISTÓRICA

1879
O início da psicologia se dá em 1879, com os estudos de Wundt, que se utilizou da metodologia científica experimental usando o método introspectivo para investigar os Estados de Consciência.
1914
Em 1914, Watson publica o "Manifesto Behaviorista", no qual propõe uma psicologia do comportamento que é experimental, observacional e não introspectiva. Watson critica aênfase dada ao estudo da introspecção e da "vida interior", e estabelece o comportamento do sujeito como objeto de estudo da Psicologia.
Os postulados por ele estabelecidos deram origem aos posteriores avanços do Behaviorismo e uma de suas principais contribuições foi o estabelecimento de unidades de respostas fisiológicas por estímulos. Suas bases filosóficas são o positivismo (não pretende ir além doobservável), o pragmatismo (produzir conhecimento útil, aplicável) e a reflexologia de Pavlov.
Critica ao mecanicismo behaviorista nas pesquisas em aprendizagem
Outros cientistas, principalmente Tolmann, preocupam-se com o rigor científico e metodológico da ciência e de suas práticas experimentais e, por volta de 1930, começam a criticar o mecanicismo behaviorista nas pesquisas em aprendizagem.Com o surgimento de Skinner ao criar o "Behaviorismo radical" afirma-se que a organização do comportamento não se localiza no indivíduo, mas nas suas relações: é o que ele vai chamar de"contingência tríplice": estímulo - resposta - consequência reforçadora. Suas idéias foram na época aceitas no campo da educação. 
Por volta de 1955, 1960 até 1976, há o surgimento de uma grande insatisfação queocorre juntamente com os avanços de outras áreas da ciência. Surgem a teoria dos sistemas (por volta de 1920-40), as ciências da computação (em torno de 1944), a cibernética (feedback,1936), as teorias da informação (1948) e a robótica.
Surgimento do Cognitivismo sob a abordagem do Processamento da Informação
Todos essas novas abordagens e avanços tecnológicos, bem como a insatisfação com oBehaviorismo, impulsionam o surgimento do Cognitivismo sob a abordagem do Processamento da Informação. 
A inovação propiciada pelo cognitivismo tem suas bases nos modelos S- O- R de Pavlov e Hull, tendo Neisser (1967) como o teórico principal através de sua Teoria de Sistemas e com Von Neumann como o criador do modelo de Processamento da Informação para computadores (1953).
De 1975/76 até hoje houveum segundo momento de insatisfação criticando a rigidez e a inflexíbilidade do modelo até então utilizado, no qual a mente era só uma "passagem" de informações e/ou estímulos. A crítica é de que havia uma analogia excessiva com computadores e com os modelos de processamento de informação computacionais e que se usava a lógica clássica já ultrapassada (exemplo: se x=1 e y=1, então x=y; o que nemsempre acontece). Esta foi substituída atualmente pelas lógicas probabilísticas difusas.
Há um movimento de psicologização do psiquismo no qual o objeto de estudo da psicologia passa a ser a representação psíquica abstrata, simbólica e semântica (com significado), sendo considerada como uma mudança de paradigma dentro da psicologia.
O objeto de estudo passa a ser o subjetivo, os conteúdos mentaise uma das principais tarefas passa a ser a construção de modelos matemáticos e axiomatizados em diferentes campos de investigação; como exemplo a inteligência artificial, a memória semântica, os estilos cognitivos da personalidade, a formação de conceitos e a resolução de problemas.
Os psicólogos cognitivistas do processamento da informação geralmente analisam a maneira como as pessoassolucionam difíceis tarefas mentais e constroem modelos para essas explicações
Os psicólogos cognitivistas do processamento da informação geralmente analisam a maneira como as pessoas solucionam difíceis tarefas mentais e constroem modelos para essas explicações. Esses modelos podem tomar a forma de programas de computador, de gráficos ou de outras esquematizações do fluxo de processamento cognitivo...
tracking img