Coesão e coertencia

467 palavras 2 páginas
Tema

Escrever sobre coesão e coerência

Título

Coesão e Coerência

Objetivo

A elaboração deste trabalho, tem a pretenção de aumentar o conhecimento a respeito de coerência e coesão textual.

Justificativa

Os conceitos de coerência e coesão textuais são importantes para melhor compreensão do texto e para melhor elaboração de trabalhos de redação de qualquer área.

Introdução

A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entro os usuários da língua.

Desenvolvimento

Quando lemos com atenção um texto bem construído, não nos perdemos por entre os enunciados que o constituem, nem perdemos a noção de conjunto. Com efeito, é possível perceber a conexão existente entre os vários segmentos de um texto e compreender que todos estão interligados entre si. A essa conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto dá-se o nome de COESÃO. Diz-se, pois, que um texto tem coesão quando seus vários enunciados estão articulados entre si,quando há encadeamento entre eles. A Coesão é a manifestação lingüística da coerência, que advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual. Responsável pela unidade formal do texto, a coesão constrói-se através de mecanismos gramaticais (pronomes anafóricos, artigos, elipse, concordância, correlação entre os tempos verbais e conjunções) e lexicais. O uso adequado desses elementos de coesão confere unidade ao texto e contribui consideravelmente para a expressão clara das idéias. O conceito de Coesão esta ligado aos elementos constituintes do texto. Quando se fala em redação, sempre se aponta a coerência das idéias

Relacionados