COESÃO E COERENCIA

293 palavras 2 páginas
Aula-tema: Leitura e os Sentidos do Texto Concepção de Leitura É fato que a leitura é muito importante na formação intelectual , social e cultural de todo ser humano . O homem desde o nascimento desenvolve a habilidade de ler por meio do cheiro , pintura , desenho tato mas é atravez da leitura que se desenvolve e adquire conhecimentos.

Foco no Autor A leitura é realizada com foco nas idéias , pensamentos e intençôes do autor . O autor assume a posição passiva de captar as informaçôes dadas pelo autor .

Foco no Texto

É necessario que o leitor siga a lógica do texto. Reconheça o sentido e estrutura do texto para reproduzir as idéias do autor .

Foco interação Autor-Texto-Leitor

O leitor entende as idéias expressas no texto e com seu conhecimento lê e constroi o sentido do texto proposto pelo autor .

Estratégias de leitura

Durante a leitura do texto , o leitor analisa , antecipa , cria , levanta hipóteses e questiona com base no seu conhecimento . Dessa forma ele regula o precesso de leitura .

Leitura e Produção de Sentidos

O conhecimento anterior do leitor é fundamental para uma boa interação com o texto . O sentido dado pelo leitor pode variar de acordo com o conhecimento e vivência social , cultural e valores conhecidos de cada leitor . Pluralidade de leitores e sentidos O sentido da leitura pode variar de leitor para leitor dependendo de seus conhecimentos e vivências . O autor pode propor outras formas de leitura como por exemplo: de cima para baixo , de baixo para cima e no contexto e proporção e entre outros .Basta o leitor se atento nas orientaçôes do autor para entender os sentidos do texto

Relacionados