Coesaocoerencia

1457 palavras 6 páginas
Comunicação e linguagens
Carlos Straccia

Coesão e coerência textuais

Referência bibliográfica
SIQUEIRA, João Hilton Sayeg de. O texto – movimentos de leitura, táticas de produção e critérios de avaliação. 1ª ed., São Paulo: Selinunte, 1990, p. 36-41.
KOCH, Ingedore G.V. e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto,
1990, p. 59-81.

Comunicação e linguagens
Carlos Straccia
O TEXTO E SUA COESÃO
A coesão textual refere-se à microestrutura de um texto. Ela é realizada pelas relações semânticas e pelas relações gramaticais.
A cada recurso coesivo presente no texto dá-se o nome de “laço” ou de “elo” coesivo.

No primeiro parágrafo deste texto, pode ser observado o processo de coesão textual. Por exemplo: “A coesão textual”: o uso da palavra A (artigo definido feminino) é determinado para que haja concordância com a palavra coesão (substantivo feminino). Aqui a relação é gramatical. “Ela é realizada”: a escolha do pronome ela evita a repetição da expressão coesão textual. Aqui a relação é tanto gramatical (o pronome – no feminino – concorda com a expressão substituída) quanto semântica (ela = coesão textual – semelhança de significado).

coesão e coerência textuais

1

Comunicação e linguagens
Carlos Straccia

No caso de textos que utilizam linguagem verbal e não verbal, o que é muito comum nos textos publicitários, deve-se notar como a coesão ocorre também na utilização, como elos coesivos, de
- cores
- formas geométricas
- fontes
- personagens
- logomarcas
- etc.
Na página seguinte, veja alguns exemplos de coesão aplicados em um texto publicitário.

coesão e coerência textuais

2

Comunicação e linguagens
Carlos Straccia
Nesta peça, a Rádio Jovem Pan pretende “vender” sua cobertura da Copa de Mundo de Futebol de 2002 (função conativa). Porém, em nenhum momento é utilizada a palavra futebol. Para isso, foram utilizados elementos coesivos que informam tratar-se de futebol e não outro

Relacionados