Coesão e coerência

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
O objetivo deste trabalho, foi buscar através de pesquisas a sites de estudos e livros relativos ao tema em questão, entender, assimilar e compreender um pouco mais sobre como devemos proceder aoelaborarmos um texto.
JUSTIFICATIVA:
Fiz este trabalho levando em consideração, a síntese relativo aos parâmetros para a montagem de um texto, e atentando para o pedido feito em relação ao título sobrecoesão e coerência.
INTRODUÇÃO:
Não é de hoje, que o professor observa a dificuldade do aluno em fazer uma redação, tal fato se dá a modernização dos meios de comunicação, atualmente tão presentese constantes na vida do homem, facilitando a metodologia do estudo, mas atrapalhando o desenvolvimento e uso da escrita de forma adequada.
Ao se desenvolver um texto, seja ele dissertativo,narrativo, explicativo ou até mesmo uma simples receita, é de extrema importância e imprescindível, que o tema abordado e os elementos que vão compor este texto, estejam em perfeita sintonia, ou seja, coesos ecoerentes, para que o leitor possa ter um entendimento claro e sucinto do que está sendo escrito, e o tema em questão não passe por despercebido.
DESENVOLVIMENTO:
Uma demonstração do quanto édifícil o entendimento de um texto sem essas duas premissas tão importantes que são a coesão e coerência, abaixo seguem dois exemplos de frases sem coesão.
Ex1: Ela estava prestes a terminar otrabalho,_________ foi informada de sua transferência.
Ex2: Estava lendo jornal,_________ os fatos não condizem com a realidade atual.
Note que nos espaços acima, podemos incluir as palavras QUANDO e, PORÉM,sucessivamente, e assim darmos coesão à frase.
A coesão é fator sensível de percepção, logo que sem esta, não conseguimos entender com clareza e objetividade a informação escrita. Assim como acoesão, outro aspecto indispensável em um texto, é a coerência, para o entendimento pleno e absoluto do mesmo, vejamos abaixo dois exemplos de frases com problemas de coerência.
Ex1: Estou morrendo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!