Coesão e coerência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relaçãológica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua. Problemas com a coesão e coerência.
 “Há muito se sabe que a sociedade atual

é caracterizada pela busca intensa pela informação aprofundada do conhecimento...”  “ é imprescindível, primeiramente,frisar que a leitura é muitíssimo importante...”  “Conforme os dados oferecidos pela leitura esses dados são assimilados rapidamente já que é diferente da transmissão oral que limita o individuo acaptar sessenta palavras por minuto...”



Penso que a leitura é fundamental na vida de cada um, quando todos reconhecerem que sem leitura desenvolver é impossível. A leitura é a forma mais eficaz deadquirirmos conhecimento... A leitura é uma atividade que surge em nossas vidas na escola e que devemos tocá-la em diante. A leitura é uma decifração da escrita, tal decifração torna-se diferenciadade pessoa para pessoa... Portanto, a leitura é proporcional ao leitor, aquele que tem habilidade como falante ...

 “É

preciso que se intensifique e muito os incentivos aos leitores”  Nãobastar somente decodificar, mais sim compreender o que está visto...

 Como analisar a coesão textual ou

endofórica  Anafórica: através dos pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.

Catafórica
 Realiza-se preferencialmenteatravés de pronomes

demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:
 Exemplo: Qualquer que...
tracking img