Coesão e coerência

Páginas: 17 (4177 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Sumário

Introdução 01

Coesão e Coerência Textual [pic] 02
• Exercício comentado 04

Cognição e texto: A coesão e a coerência textuais 05
• Introdução 05
• Coesão e coerência 06
• Progressão referencial 07
• Conclusão 08
• Referencias bibliográficas 09

Coerência e Coesão 10

Conclusão11

Bibliografia 12
Introdução

Este trabalho consiste no seu foco principal, alem da definição e entendimento da coesão e coerência, uma comparação de algumas das várias fontes de pesquisas, cada uma delas voltada para um tipo de pesquisador especifico, desde aquele que apenas busca o entendimento e aplicação do assunto, até aquele o qual busca um texto definido de formacientifico, também buscando uma aplicação acadêmica para desenvolvimento de dissertações, aplicação em publicações cientificas ou simplesmente para aplicar no seu dia-a-dia.
Veremos agora algumas definições encontradas de diferentes fontes, porem cada uma delas buscando de certa forma transmitir a mesma idéia porem de formas diferentes.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
[pic]Por: CláudiaKozlowski

Publicado 14/03/2008

Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê / diz.

Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração,como também entre a seqüência de orações dentro do texto.

Essa coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o público a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mão de repetições inúteis.

Numa linguagem figurada, acoesão é uma linha imaginária - composta de termos e expressões - que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relações de sentido entre eles.

Dessa forma, com o emprego de diferentes procedimentos, sejam lexicais (repetição, substituição, associação), sejam gramaticais (emprego de pronomes, conjunções, numerais, elipses), constroem-se frases, orações, períodos, que irão apresentaro contexto – decorre daí a coerência textual.

Um texto incoerente é o que carece de sentido ou o apresenta de forma contraditória. Muitas vezes essa incoerência é resultado do mau uso daqueles elementos de coesão textual. Na organização de períodos e de parágrafos, um erro no emprego dos mecanismos gramaticais e lexicais prejudica o entendimento do texto. Construído com os elementos corretos,confere-se a ele uma unidade formal.

Nas palavras do mestre Evanildo Bechara (1), “o enunciado não se constrói com  um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e rítmicas que sedimentam estes princípios”.

Desta lição, extrai-se que não se deve escrever frases ou textosdesconexos – é imprescindível que haja uma unidade, ou seja, que essas frases estejam coesas e coerentes formando o texto.

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Há diversas formas de se garantir a coesão entre os elementos de uma frase ou de um texto:

1. Substituição de palavras com o emprego desinônimos ou de palavras ou expressões de mesmo campo associativo.

2. Nominalização – emprego alternativo entre um verbo, o substantivo ou o adjetivo correspondente (desgastar / desgaste / desgastante).

3. Repetição na ligação semântica dos termos, empregada como recurso estilístico de intenção articulatória, e não uma redundância - resultado da pobreza de vocabulário.  Por exemplo, “Grande no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!