Coesão e coerência

Páginas: 14 (3448 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
A textualidade e seus elementos fundamentais: coesão e coerência Ana Claudia Coelho *
RESUMO:

Este artigo pretende abordar os conceitos sobre a textualidade e seus elementos fundamentais: a coesão e a coerência textuais, apresentando a fundamentação teórica a partir dos estudiosos: Ingedore GrunfeldVillaça Koch e Luiz Carlos Travaglia, considerados como representativos para desenvolver análises de alguns textos sobre o assunto trabalhado , mostrando a sua importância na produção e compreensão adequada de textos. Neste estudo , compreende-se como coesão a conexão , ligação, harmonia entre os elementos de um texto e a coerência entende- se como a recíproca aderência que tem entre si etodas as partes do texto.
PALAVRAS-CHAVE: textualidade, coesão, coerência.

INTRODUÇÃO:

Para a análise de textos, é preciso mais do que uma gramática em mãos. Não basta apenas ter boas ideias ou bom vocabulário, tendo a necessidade de construir uma tessitura de conexões lógicas semânticas que configuram o texto, sendo caracterizado por vários fatores de textualidade, entre eles a coesãoe a coerência. Um texto, seja oral ou escrito, está longe de ser um mero conjunto aleatório de elementos isolados, mas deve apresentar-se como uma totalidade semântica, em que os componentes estabelecem, entre si, relações de significação.



TEXTUALIDADE

"Aquilo que converte uma sequência linguística em texto". (KOCH, 2001, p.45).

Textualidade ou textura faz de uma sequêncialinguística um texto e não uma sequência ou amontoado de palavras.O objeto de estudo da linguística textual vai além da frase isolada. Nessa perspectiva, segundo Fávero (1998, apud KOCH , 2003, p. 25) o texto é tomado em duas acepções:

“(...) texto em sentido lato , designa toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano (quer se trate de uma música , uma pintura, um filme etc.), istoé qualquer tipo de comunicação realizado através de um sistema de signos. Em se tratando da linguagem verbal, temos o discurso, atividade comunicativa de um falante, numa situação de comunicação dada, englobando o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor e o evento de sua enunciação. O discurso é manifestado, linguisticamente, por meio de texto (sentido estrito) .”

Neste sentido, otexto consiste em qualquer passagem, falada ou escrita, que forma um todo significativo, independente de sua extensão. Trata-se, pois, de uma unidade de sentido, de um contínuo comunicativo contextual, dentre os quais merecem destaque especial a coesão e a coerência.

Halliday & Hassan ( 1976 apud KOCH,2008, p. 27) afirmavam : ”O que dá textura é a coesão.” Hoje já não se aceita mais isto, poisessa afirmação não se sustenta empiricamente, visto que há muitos textos sem coesão que apresentam coerência e são classificados pelos falantes como textos. Assim, podemos dizer que a coerência dá origem à textualidade.Nesse sentido:

” O texto será incoerente se seu produtor não souber adequá-lo à situação, levando em conta a intenção comunicativa, objetivos, destinatário, regrassócio-culturais, outros elementos da situação, uso dos recursos lingüísticos, etc. Caso contrário, será coerente". (KOCH, 2001, p.50).

O texto é dotado de fatores importantes para que ocorra a textualidade, dentre eles:

Intertextualidade - Relação entre dois ou mais textos, pois a interpretação de um texto depende da interpretação de outros. Cada texto constrói-se, não isoladamente, mas em relação aoutro já dito, do qual abstrai alguns aspectos para dar-lhes outra função. Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros. O contexto de um texto também pode ser outros textos com os quais se relaciona.

Intencionalidade- Refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!