Coersao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Resumo
Este trabalho focaliza o julgamento decorrente dos conceitos constituídos pela sociedade; uma sociedade mesquinha,que é incapaz de olhar para os outros com sensibilidade, julgando e tratando as pessoas segundo sua aparência.
Vivemos numa sociedade onde nossos preconceitos representam construções ideológicas, que de maneira articulada contribuem para a construção de nossa própriaidentidade.
Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável.
Um motivo que não justifica mas descreve as causas de preconceito nasrelações é a formação cultural que se difere entre as comunidades e os demais seguimentos da sociedade, onde desde sua criação se constrói os traços de personalidade e caráter dos seres humanos.
Já é hora de o brasileiro compreender que a liberdade pacífica é mais útil a uma nação do que a proibição de usar a intuição humana e o prévio conceito como medida preventiva. Só as pessoas inconseqüentes,ou muito inocentes, é que entendem que devemos considerar todo mundo em igualdade absoluta e irrestrita.
A solução para a discriminação regional não é impor que tenhamos atitudes e costumes totalmente idênticos, pelo contrário, é admitir e respeitar as diferenças. Atitudes negativas não dão crescimento a ninguém , por isso as ações devem ser realizadas de forma civilizadas, já que fomosdenominados racionais.

Preconceito (DESENVOLVIMENTO)
O preconceito é uma postura a tudo aquilo que foge dos padrões de uma sociedade, e as principais formas de preconceitos são as raciais, social e sexual. Apesar dos grupos de defesa dos direitos humanos lutarem em desfavor do preconceito social e a discriminação, ainda existe uma resistência por parte da sociedade que mesmo sabendo continua comesse tipo de atitude.
Na sociedade o preconceito é desenvolvido a partir da busca por parte das pessoas preconceituosas em tentar localizar naquelas vítimas de preconceito o que lhe “faltam” para serem semelhantes a grande maioria.
A grande razão para ocorrer o preconceito, é que existem pessoas que se julgam superiores aos outros, não usam o bom senso e resumem que a sua opinião sempre será a maisimportante.
Um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamentes e tão longe socialmente.
O preconceito racial é caracterizado pelas características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observarque o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e atéa lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e nasociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
O preconceito gera violações aos direitos humanos visto que foram usados para justificar a...
tracking img