Coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coerência textual
      As idéias numa dissertação precisam se completar, a geral se apóia na particular, a particular sustenta a geral. Na narração, se uma personagem for negra no começo, seráassim até o fim, só Michel Jackson trocou de cor. A menos que a mudança da coloração seja significativa.
      A coesão colabora com a coerência, porque os conectivos ajudam a dar o sentido à união deduas ou mais idéias: alternância, conclusão, oposição, concessão, adição, explicação, causa, conseqüência, temporalidade, finalidade, comparação, conformidade, condição.
      Veja um exemplo deincoerência na dissertação: “O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido. Para distraí-lo, conta-lhe sobre seu prestígio profissional, conquistas amorosas ecapacidade de sair-se bem das situações. Isso, com certeza, vai melhorar o estado de espírito do infeliz”.
      Exemplo de incoerência em narração: “O quarto espelha as características de seu dono: umesportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais. Por toda a parte, havia sinais disso: raquetes de tênis, prancha de surf, equipamento de alpinismo, skate,um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare”.






Coesão textual
      Coesão significa união íntima das partes de um todo. Os caroçosde um prato de arroz “unidos venceremos”, que, se jogado na parede, não cairá nenhum grão, possui uma forte coesão.
      Assim é a construção de um texto, todas as palavras não necessárias. Osconectivos possuem função muito importante, pois sem eles o texto não seria tecido, mas um amontoado de palavras sem nexo.
      Comparo a feitura de um texto à construção de encanamento de água. Só comas barras de cano (6 m cada) não seria possível construí-lo, fazem-se necessárias as conexões: tê, cotovelo, curva. Elas fazem o papel de conectivos nos textos. Veja o exemplo abaixo:
      “O...
tracking img