Coerencia e coesao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COERÊNCIA
E
COESÃO

SISTEMA EDUCANDUS DE ENSINO
Prof.ª DANIELA LARUBIA
ALUNO: MATHEUS BARBOSA DA SILVA

SUMÁRIO

Capa...................1
Sumário..............2
Introdução..........3
Coerência...........4
Coesão...............5
Exemplos............7
Bibliografia..........

INTRODUÇÃO

Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papelem branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

As ideias não fluem, o tempo passa muito rapidamente, e quando percebemos... Lá se foi o tempo e não atingimos o objetivo almejado.
Então, é possível se familiarizar mais com a escrita lembrando-se da palavra texto. Ela, assim como muitas outras, origina-se do latim “textum”, que significa tecer, entrelaçar ideias, opiniões epensamentos.

Mas existe uma fórmula mágica para se construir um bom texto?
A resposta é simples. Basta lembrarmos que toda escrita requer praticidade, conhecimento prévio do assunto abordado, e, sobretudo, técnicas, que constituem a performance de todo bom texto. Para que um texto fique claro, objetivo e interessante, ele precisa realçar beleza, para que sua estética seja vista de maneira plausível.Fazendo parte da estética textual, entre muitos outros, estão a coerência e a coesão.

COERÊNCIA

A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele. A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devemse complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que possuem da língua e a intertextualidade. A coerência é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica.

Um texto pode ser incoerente em ou paradeterminada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário etc.).
Veja os exemplos:
“As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.”
“Adoro sanduíche porque engorda.”
“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”
Asfrases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.
Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma conectividade de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem, por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra decoerência textual.
Quando o entendimento de determinado texto é comprometido, imediatamente alguém pode afirmar que ele está incoerente. Na maioria das vezes esta pessoa está certa ao fazer esta afirmação, mas não podemos achar que as dificuldades de organização das ideias se resumem à coerência ou a coesão. É certo que elas facilitam bastante esse processo, mas não são suficientes para resolvertodos os problemas de produção textual.
.O que nos resta é nos atualizarmos constantemente para podermos ter um maior domínio do processo de produção textual e termos em mente que um texto é coerente quando é possível estabelecer um sentido claro de significado.

COESÃO
Ao lado da coerência, a coesão é outro requisito para que sua redação seja clara e eficiente. 
Coesão é a conexão, a ligação, aharmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política...
tracking img