Coerência - língua portuguesa

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
Coerência

Segundo Ingedore Koch, a coerência diz respeito “ao modo como subjacentes à superfície textual constituem sentido na mente dos interlocutores”. Deve ser entendida como um princípio de interpretabilidade,“ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto”.
Para haver coerência é necessárioque haja a possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos. Esta relação pode ser semântica, pragmática ou entre os atos de fala (ações que se realizam no momento da fala).
Um texto incoerente pode ser considerado “não-texto”. A ausência de continuidade em sua formulação pode garantir a ele esta condição. Se não é possível depreender sentido noque foi escrito, a informação pode ser interpretada como apenas um conjunto aleatório de elementos.
Existem casos em que a descontinuidade do tópico discursivo é o elemento que garante a coerência. Em piadas, por exemplo, a quebra do tópico é muitas vezes o motivo do riso.
A coerência não se limita apenas ao mundo que conhecemos e fatos que aceitamos por reais. Fábulas, ficçãocientífica e narrativas fantásticas apresentam coerência a partir do mundo que foi criado neles. Um menino voando sobre uma vassoura ou uma mulher de 200 anos não existe na nossa realidade, mas aceitamos dentro do contexto que o autor de suas fábulas o inseriu.

Tipos de Coerência

Van Dijk e Kintsch (1983) utilizam os termos “coerência local” e “coerência global”, referindo-serespectivamente a coerência entre frases sequenciais e coerência no texto como um todo.
A coerência é resultado da interação de todos os seus níveis e da sua influência na construção do sentido do texto. A classificação dos níveis abaixo foi feita por Van Dijk e Kintsch.
Coerência semântica: é possível a partir da utilização de palavras que se combinem. Esta escolha de palavras pode aparecerapenas em algumas sequências de frases ou no texto como um todo. “Ladrão bom” em uma frase seria incoerente, já que as duas palavras que compõem a expressão têm sentidos contraditórios.
Coerência sintática: depende do uso correto de conectivos, pronomes, advérbios, etc. É um aspecto da coesão que auxilia na coerência e expressa a coerência semântica.
Coerência estilística: esta formade coerência é obtida a partir de elementos linguísticos pertencentes ou constitutivos do mesmo estilo ou registro linguístico. Na verdade este estilo não gera problemas para a interpretabilidade do texto, apenas explica fenômenos de quebra estilística.
Coerência pragmática: ocorre quando os atos da fala apresentam uma sequencia percebida como apropriada. Duas pessoas falando do mesmoassunto ou de assuntos relacionados havendo compreensão e continuidade por ambas.

Fatores de Coerência
Koch e Travaglia (1999) dizem que “a construção da coerência decorre de uma multiplicidade de fatores das mais diversas ordens”. Serão explicados os principais destes fatores.

Elementos lingüísticos
“Todo o contexto linguístico que contribuirá de maneira ativa naconstrução da coerência”. Estes elementos não são responsáveis pela construção total do sentido no texto, mas são de grande importância para o estabelecimento da coerência.

Conhecimento de Mundo
Não há compreensão do sentido se não há conhecimento sobre o assunto que o texto aborda. Temos de buscar o conhecimento que adquirimos e armazenamos no decorrer de nossas vidas.
Nossamemória pode armazenar:
• Frames – conhecimentos rotulados que nos farão lembrar do que se associa a eles.
• Esquemas – fatos armazenados por sequencia ou causa
• Planos – estratégias já utilizadas.
• Scripts – ações típicas de uma determinada cultura, podendo incluir o modo de falar, os rituais religiosos.
• Esquemas textuais – conhecimento a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inferencia e a coerencia em Lingua Portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!