Coeficiente de pearson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SONDAGEM DE NECESSIDADES DE USUÁRIO PARA DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES

TABULAÇÃO, NORMALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO

Autoria: Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Borges




1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Como foi visto em aula teórica, uma das partes mais importantes de um trabalho de desenvolvimento de um software crítico para um sistema de informação, que é a interface com ousuário, é o levantamento das necessidades desse usuário (indivíduo ou organização).

Montar um bom instrumento de sondagem, se não for mais importante, é tão importante quanto as técnicas de programação utilizadas, porque os erros que não forem detectados nessa fase inicial por uma adequada sondagem, multiplicar-se-ão em efeitos negativos para as fases finais, as quais não são providasde mecanismos efetivos de correção.

Dessa forma, para capacitar os alunos de cursos de graduação em engenharia de computação, ciência da computação ou de sistemas de informação, tanto nas disciplinas de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos ou de Interface Homem-Computador (ou Interface Homem-Máquina), é que este exercício foi orlado, de forma a tornar as fontesbibliográficas indicadas[1] agregadas de valor prático em suas fundamentações teóricas sobre assuntos como: Técnicas de Questionário, Técnicas de Entrevista, Avaliação de Instrumentos de Pesquisa, etc.

Vale acrescentar que este exercício não cobre apenas as necessidades dos cursos de terceiro grau, mencionados no parágrafo anterior. Alunos de cursos de pós-graduação (lato ou stricto sensu) tambémpodem beneficiar-se da prática aqui explorada, uma vez que o exemplo em tela é de domínio geral (satisfação com um serviço de website) e pode servir como fundamento para expandir-lhe a aplicação nos casos específicos de especialização, mestrado ou até de doutorado.

A avaliação de um instrumento de sondagem é um requisito essencial para garantir a validade e a confiabilidade de umapesquisa, tanto no que se refere aos aspectos técnicos de projeto da comunicação usuário-sistema, assim como para servir de garantia quantitativa para as etapas de síntese (conclusão) ou de interpretação de resultados obtidos no que o instrumento de sondagem coletou, no caso de projetos de natureza mais qualitativa.

Feita esta introdução, na segunda parte desta apostila, será descrito umcaso de pesquisa sobre a satisfação de um determinado público, em relação a um serviço lançado na rede mundial por meio de um website, que na verdade indica as necessidades desse público para que o referido serviço seja disponibilizado de forma agradável à vista e mais fácil de usar (user friendly) no futuro. Em seguida, formas de tabulação das respostas fictícias, sugestões de tratamento dasrespostas fechadas, sua normalização e a avaliação por uma das diversas técnicas existentes encerrarão este exercício.

Críticas[2] acompanhadas de comentários para o aprimoramento desta apostila serão sempre bem-vindas[3] do leitor.







2. ESTUDO-DE-CASO: SATISFAÇÃO COM UM SERVIÇO DE COMPRA DE LIVRO PELA INTERNET

Suponha que você integre uma equipe encarregadade levantar os requisitos de um sistema de informação para aprimorar websites no que fogem aos preceitos de boas práticas de design de interação com o público usuário.

A primeira missão da equipe foi avaliar um serviço de venda de livros pela Internet e escolheu o questionário como instrumento para identificar as necessidades do público comprador de livros neste site nos aspectos emele não segue as métricas de um bom design de interação.

Neste exemplo, não vem ao caso como foram aplicados[4] os questionários ao público, mas apenas as respostas obtidas, como foram tratadas (normalizadas) e tabuladas para auxiliar na tarefa de avaliar a confiabilidade do modelo de questionário pelo chamado Coeficiente Produto-Momento de Pearson (doravante p).

Suponha,...
tracking img