Codigo de processo civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DAVI DOS SANTOS SILVA

JOSE HUGO MENDONÇA LIMA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III


ARAPIRACA/AL
2011/12
DAVI DOS SANTOS SILVA

JOSE HUGO MENDONÇA LIMA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

Trabalho solicitado ao 6º período do Curso de Direito, pela professora Priscila Vieira do Nascimento, na disciplina de Direito Processual Civil, para obtenção de nota.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORESDE MACEIÓ – CESMAC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO JOSÉ MOACIR TEÓFILO
FACULDADE DE DIREITO DE MACEIÓ - FADIMA





ARAPIRACA - AL
2011
ANÁLISE SOBRE O AUTOR ALEXANDRE FREITAS CÂMARA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduou-se em 1991. Quando estava ainda no último período do curso deDireito começou a lecionar Direito Processual Civil em um conhecido curso preparatório para concursos jurídicos no Rio de Janeiro, o Curso Glioche. Em 1995, quando já lecionava em diversos cursos preparatórios para concursos, lançou seu primeiro livro, "Lineamentos do Novo Processo Civil", em que comentou a reforma do Código de Processo Civil Brasileiro operada entre 1994 e 1995.
Professor de DireitoProcessual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro desde 1995, é também professor convidado de diversos cursos de pós-graduação, já tendo ministrado aulas ou conferências em quase todos os Estados do Brasil. Desde 2008 é Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para onde foi nomeado pelo Quinto Constitucional da Advocacia, depois de ter advogado porquase vinte anos, tendo sido sócio fundador do escritório "Maia e Câmara Advogados Associados", que depois passou a se chamar "Câmara e Marin Advogados Associados" (e que, depois de seu ingresso na magistratura, passou a se chamar "Marin e Advogados Associados"). Exerce a magistratura na Segunda Câmara Cível daquele Tribunal.
É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do InstitutoIbero-Americano de Direito Processual, do Instituto Pan-Americano de Direito Processual e da International Association of Procedural Law. É, ainda, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Recebeu, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, o título de Membro Benemérito. É, também, Benemérito do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem. Integrou aComissão de Juristas que elaborou o texto final da Lei Maria da Penha, tendo sido o autor da ideia de criar o Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Ele é figura valorizada no cenário jurídico nacional, encabeçando e sendo de grande relevância no papel de aprimorador do Código de processo Civil,com o projeto do novo código de processo civil onde há uma reorganização,um enxugar e um acrescentar de artigos para um maior e melhor entendimento. Este douto apresenta como característica principal a simplicidade e a didática em suas obras tornando-as fáceis de serem compreendidas para os acadêmicos do curso de direito, por isso se tornando “popular” nas universidades.
Apresenta projeto de reforma como importante no sentido de que o atual CPC não mais se adequa aocotidiano jurídico por dois motivos, um é que o código foi criado em 1973 e sancionado e 1974, que foi redigido na década de 60, apresentava-se como um centro nervoso onde se irradiava para todos os outros códigos, construindo todo um ramo do direito.
Porém hoje não é mais assim, pois esse centro está na Constituição Federal, cabendo atualmente ao CPC concretizar os princípios constituicionaiscomo por exemplo: o princípio do contraditório, enfatizando que o papel do novo CPC é a concretização desses princípios havendo assim, o debate das teses sobre o tema em questão. Aponta o referido que hoje os processos são pacificados, fazendo com que o magistrado nao se preocupe em debater tal questão, pois ela já tem solução, tornando-se repetitivos.Menciona que o novo projeto retira artigos que...
tracking img