Codigo de hamurabi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
Aluna: Leiliane Sampaio Santos
Matricula: 11211010314
Curso: Ciência Jurídica
Disciplina: Historia do Direito
Professor: Fabricio Lopes
Data: 29-03-2012







CODIGO DE HAMURABI








BIOGRAFIA
Retirado da internet, endereços eletronicos:

1- http://pt.shvoong.com/books/1638029-codigo-hammurabi/2-http://www.suapesquisa.com/mesopotamia/codigo_hamurabi.htm
3-http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_ leitura&artigo_id=4113
4-http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/hamurabi.htm

Livro utilizado como fonte de pesquisa:
01-Castro, Flavia Lages- Historia do Direito, 5ª edição


















EPÍLOGO

"As justas leis que Hamurabi, o sábio rei, estabeleceu e (comas quais) deu base estável ao governo ... Eu sou o governador guardião ... Em meu seio trago o povo das terras de Sumer e Acad; ... em minha sabedoria eu os refreio, para que o forte não oprima o fraco e para que seja feita justiça à viúva e ao órfão ... Que cada homem oprimido compareça diante de mim, como rei que sou da justiça. Deixai-o ler a inscrição do meu monumento. Deixai-o atentar nasminhas ponderadas palavras. E possa o meu monumento iluminá-lo quanto à causa que traz, e possa ele compreender o seu caso. Possa ele folgar o coração (exclamando) "Hamurabi é na verdade como um pai para o seu povo; ... estabeleceu a prosperidade para sempre e deu um governo puro à terra. Quando Anu e Enlil (os deuses de Uruk e Nippur) deram-me a governar as terras de Sumer e Acad, e confiaram a mimeste cetro, eu abri o canal. Hammurabi-nukhush-nish (Hamurabi-a-abundância-do-povo) que traz água copiosa para as terras de Sumer e Acad. Suas margens de ambos os lados eu as transformei em campos de cultura; amontoei montes de grãos, provi todas as terras de água que não falha ... O povo disperso se reuniu; dei-lhe pastagens em abundância e o estabeleci em pacíficas moradias".
No imperiobabilonico, o rei Hamurabi, assumiu títulos de diversos reis, e não sendo ele apenas um grande conquistador, mas também um excelente estrategista, e administrador. Seu território existiam povos diferentes, de cultura, línguas, raças, e para exercer seu poder perante a todos, tornou se necessário a unificação através de mecanismos tais como a língua, a religião e o direito.
A sociedade era dividida,por três classes sociais, sendo a seguinte: os awilum- livres e em maior numero, composto por ricos e pobres. Quantos aos Muskenum- composto por estudiosos, funcionários públicos, sendo os intermediarios entre os awilum e os escravos. Já os Escravos- sendo a minoria, basicamente eram os prisioneiros de guerras.
Entretanto, na Mesopotâmia por volta do século XVIIIa.C, após o surgimento da escrita cuneiformes, originou-se criações de leis atraves do rei Hamurabi, que criou e ordenou a feitura do código, como forma de controle, e reorganizar a justiça, deu seu nome a essa lei chamando a de “Código de Hamurabi”.
Onde o mesmo foi inspirado na lei de talião, que foi um dos mais utilizados entre os povos antigos, “olho por olho, dente por dente”, logo, paracada ato fora da Lei, haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. O codigo de Hamurabi visava protejer a propriedade, a familia, o trabalho e a vida humana. E tinha penas crueis tal como: jogar ao fogo, cravar em uma estaca, mutilações corporais (cortar a lingua, seios, orelha, as mãos, arrancar os olhos e tirar os dentes).
A pena de morte, é a punição mais comum nasleis do código. Não havia a possibilidade de isenção por desconhecimento das leis. Entretanto aplica se como pena o mesmo sofrimento que impôs a cometer o crime. O código visava muito o Dano físico, refletindo ate mesmo outras pessoas que não era o culpado.
O Código continha 282 leis, nas quais foram gravadas numa rocha de diorito, de cor escura “preta”. Escrita em caracteres cuneiformes, nas...
tracking img