Codigo de hamurabi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Josenilda
Mariucia


Disciplina: Fundamentos da História do Direito


Turma: 1 semestre – Matutino


Curso: Direito


Código Hamurabi



Hamurabi foi umdos reis do império Babilônico , que comandou a Babilônia entre o século XVIII e XVII a.c . Ele buscava garantir o exercício do seu poder, através do rico território mesopotâmico , esse monarca decidiuempreender uma reforma jurídica que fixou uma série de reformações importante no seu reinado, as leis que regulamentavam os diretos e deveres eram transmitidos por meio da oralidade, ou seja , todalei partia da autoridade real, ou através das tradições jurídicas da população que era repassada de boca em boca. Essa forma de costume abria espaço para diversas transformações ou modificações queameaçavam a estabilidade do império Babilônico ,que era controlado por um único individuo que era o rei.

Por tudo isso que ocorreu, o rei Hamurabi ordenou a criação de um código de leis que fossecomposto aproximadamente 280 artigos devidamente registrados em um imenso monopólio, que levasse em seu topo a imagem do próprio rei. Dessa forma nascia um dos mais antigos códigos de leis escritas nahistória da humanidade. Esse código ficou conhecido como código de hamurabi . Esse código foi inspirado numa lei anterior, que foi a lei de Talião, que era olho por olho , dente por dente, as leisescritas por hamurabi privilegiava e adotava um tipo de pena similar ou igual a lei de Talão, dependendo do crime realizado pelo infrator, os crimes mais pesados eram puníveis com a morte, a lei aplicadaera dente por dente e olho por olho .

Já na pós modernidade, com a iminente globalização dos povos, mais precisamente em 1948, a Organização das Nações Unidas orientou a redação e edição daDeclaração Universal  dos Direitos Humanos. Por tal declaração, a rigor um código de conduta para a humanidade, foram definidos os direitos humanos, comuns a todos os países, visando o respeito à pessoa ,...
tracking img