Codigo de etica do contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÉTICA PROFISSIONAL NA INDAGAÇÃO E QUESTIONAMENTO DA REALIDADE COTIDIANA DO CONTADORINTRODUÇÃO
Desde sua criação até a os dias atuais o Código de Ética do Contabilista brasileiro vem passando por inúmeras mudanças com objetivo de se tornar cada vez mas eficaz. Tal código foi criado com o intuito de orientar este profissional de como ter uma conduta ética perante a sociedade do decorrer doexercício de sua profissão. Estamos vivendo em plena era da globalização tudo muda muito rápido em todas as áreas de nossas vidas, principalmente no que está voltado para área profissional. No que diz respeito ao profissional contábil este deve procurar está sempre atento as mudanças no mercado de trabalho voltada para sua área, todos os profissionais da contabilidade devem procurar aperfeiçoar o seudesempenho através da educação, sempre buscando novos conhecimentos para assim poder desempenhar sua profissão com competência, habilidades e atitudes.

2. CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTABILISTA
 
Independente de qualquer que seja à classe profissional, elas são caracterizadas pela ligação do trabalho exercido, pelo conhecimento exigido e pela habilitação para o exercício da profissão. As relaçõesexistentes entre o ideal moral traçado e os vários campos de atuação da conduta humana devem ser seguidas por meio de um objetivo, com a intenção de estabelecer linhas ideais éticas.
É por meio do Código de Ética que se visa o bem-estar da sociedade, de forma a garantir a franqueza dos procedimentos de seus membros dentro ou fora de uma instituição. O Código de Ética também pode ser entendido comouma relação das práticas  de comportamento que se espera que sejam observados no exercício da profissão.
O V Congresso Brasileiro de Contabilidade realizado em Belo Horizonte em 1950 foi um importante marco no estudo e no debate para a criação do Código e Ética do Contabilista brasileiro. Nessa ocasião foram surgidas as primeiras codificações de normas para orientação da conduta ética dosContadores e Técnicos em Contabilidade.
Conforme a CFC n° 803, de 10 de outubro de 1996 "em 1970, o Conselho Federal de Contabilidade, atendendo determinação expressa no art. 10 do Decreto-Lei nº 1.040-69 aprovou perante a Resolução de nº 290 o Código de Ética Profissional do Contabilista, que no decorrer de vinte e seis anos orientou como deveria ser a conduta ética do Contador no exercício de suaprofissão. '
"O objetivo do Código de Ética para o Contador é habilitar esse profissional a adotar uma atitude pessoal, de acordo com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade." (FIPECAFI, 1997, p. 61).
O atual Código de Ética do Contabilista está dividido em cinco capítulos e intitulado da seguinte forma: Objetivo, Deveres e Proibições, Valor dos Serviços Profissionais, Deveres emRelação aos Colegas e à Classe e Penalidades.
No I capítulo trata-se do objetivo que se propõe o Código de Ética do Contabilista, percebe-se de forma bem clara a preocupação em conduzir o profissional no exercício de suas atividades.
"O Contabilista deve manter um comportamento social adequado às exigências que lhe faz a sociedade. Não basta, assim, a preparação técnica, por melhor que ela seja. Épreciso encontrar uma finalidade social superior nos serviços que executa." (FIPECAFI, 1997, p. 61).
No segundo artigo diz respeito aos deveres a serem cumpridos pelo profissional, no que está relacionado aos princípios éticos. E dever do contabilista exercer sua profissão com zelo, diligência e honestidade, respeitando os interesses de seus clientes ou empregadores. Deve manter sigilo no que dizrespeito à integridade própria ou de seus serviços, sempre observando à legislação vigente. É dever de o profissional tomar conhecimento de todos os fatos inerentes aos seus serviços antes emitir qualquer opinião a quem necessita dependendo da situação contrária possa vir a influenciar a instituição.

O Contabilista deve renunciar exercer suas atividades ou parte dela, quando houver falta de...
tracking img