Codigo de barras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petróleo




História do Petróleo
A utilização do petróleo vem de épocas bem remotas. Não se sabe ao certo quando essa matéria prima despertou a atenção do homem. O petróleo era conhecido por diversos nomes, entre eles: betume, azeite, asfalto, lama, múmia, óleo de rocha.
Referências esparsas da fase pré-histórica levam a crer que o petróleo é conhecido do homem há 4 mil anoA.C. Foi descrito por Plínio em sua história natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V A.C, Nabucodonosor usou betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.
Segundo descrito na Bíblia, o petróleo foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis-cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, descobertaarqueológica, efetuada há alguns anos, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.
No Egito, esse óleo teve grande importância na iluminação noturna, na impermeabilização das moradias, na construção das pirâmides e até mesmo no embalsamento de múmias. O petróleo era conhecido desde essa época, quando aflorava naturalmente na superfície.
Alexandre, OGrande ficou maravilhado com o fogo que emanava de forma inextinguível do petróleo na região de Kirkuk (atual região do Iraque), onde atualmente há uma crescente produção petrolífera. Milênios antes de Cristo, o petróleo era transportado, vendido e procurado como útil e precioso produto comercial.
No entanto, foi apenas no século XIX, nos EUA, que o petróleo teve seu marco na indústria moderna. Issograças à iniciativa do americano Edwin L. Drake, que, após varias tentaivas de perfuração, encontrou petróleo.

Origem do Petróleo
A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessárioque, apões o processo de geração ( Cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e osgeoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre sua formação.
Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra.
Resumindo, há inúmeras teorias sobre o surgimento dopetróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com a densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Formação doPetróleo
Acredita-se que nosso planeta, a Terra, tenha idade da ordem de bilhões de anos. A idade de uma jazida de petróleo pode variar de 10 a 400 milhões de anos, de tal forma que o petróleo está localizado apenas nas bacias sedimentares. Junto desse recurso mineral, encontram-se associados a água e o gás natural (metano e etano).
Grandes e inúmeros fenômenos marcaram esse período, comoerupções vulcânicas, deslocamento dos pólos, separação dos continentes, movimentação dos oceanos e ação dos rios, acomodando a crosta terrestre. Sendo assim, ao longo de milhares de anos, restos de animais e vegetais depositaram-se no fundo de lagos e mares e, lentamente, foram cobertos por sedimentos ( pó de calcário, areia, etc.) Dessa forma, consideram-se remotas as chances de encontrar petróleo...
tracking img