Codigo de barras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de Barras

Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner o leitor de código de barras ,que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura,a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturadosnessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

O que é o código de barras e como surgiu?

Às 8:01 da manhã de 26 de junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era umpacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda varejista, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. Aquele pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History (em inglês). Aquela compra histórica foi o ponto departida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento. O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), agora Drexel University (Universidade Drexel). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema eracaro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM,em 1973, e usa leitores criados pela NCR.

Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985. O código de país de origem para Portugal é "560" (lê-se no início do código). No Brasil, no início da década de 80, surgiu a real aplicação do código de barras, com a necessidade de eliminar erros emdigitação de dados numéricos em produtos e operações. Neste período houve um ganho significativo diminuindo expressivamente as margens de erro.
Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelhoque percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia naidentificação inequívoca de um item a ser vendido movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando como exemplo o código 7898357417892):

* os três primeiros dígitos representam a o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar anumeração no país; 789 representam a GS1 BRASIL;
* os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação da indústria dona da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos);
* os dígitos 789 representam a identificação do produto determinado pela indústria;
* o último dígito 2 é chamado de dígito verificador, auxilia na segurança da leitura.

No total o código EAN-13deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações.
Conceitos Básicos
Para compreender como as informações são codificadas em código de barra é fundamental...
tracking img