Codigo de barras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de Barras


Introdução
Através de Sistemas de Informações Gerenciais temos uma visão holística da situação atual para que possamos administrar de forma eficiente, desde o inicio do processo (emissão de um pedido) até sua finalização na entrega ao cliente final.
Para que isto ocorra utilizamos algumas ferramentas logísticas como VMI (Vendedor Management Inventory – Estoquegerenciado pelo fornecedor), Cross docking (movimenta os produtos de um fornecedor sem armazenar o produto por um longo tempo), condomínio ou Just in sequence (Sistema de fornecimento onde os fornecedores estão instalados nas imediações da empresa e abastece a mesma diretamente na linha de produção e em sequencia pré-estipula em tempos determinados), entre outras ferramentas.
Antes decomeçar implementação destas ferramentas, as companhias devem etiquetar suas unidades, SKU (stock-keeping – Unidade de Manutenção de Estoque, que são os diferentes itens em estoque), do produto e a quantidade do pacote com código de barras e devem etiquetar suas unidades de transporte (lotes que geralmente contém certa quantidade destes produtos) para que estas ferramentas logísticas implementadastenham o desempenho esperado.
O código de barra pode ser lido pelos operários através do scanner. Os dados lidos pelo scanner são retransmitidos via radiofreqüência estabelecida para um host (computador).
Se um produto não chega com um código de barra, os operários devem etiquetá-los indicando como eles são transportados por um caminhão. Se os produtos já chegam codificados, as companhiasgeralmente aplicam um segundo código de barra para o transporte. O sistema de computação do centro de distribuição usa esse segundo código de barra para rotear o produto para o caminhão apropriado.
O código de barra veio para facilitar e agilizar a identificação, características de um produto, quanto a sua descrição, quantidade, numero de lote, facilitando assim sua localização para mantero cliente informado sempre que necessário. Com o código de barra temos um ganho significativo na garantia de qualidade no atendimento do produto correto, obtendo redução de reclamações quanto aos produtos entregues no cliente final de forma incorreta, pediu um tipo e recebeu outro.
Definição
Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação(leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner - o leitor de código de barras -, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura ótica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou númeroshumano-legíveis.


Historia
O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), atualmente (Drexel University). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não eramuito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM, em 1973, e usa leitores criados pela NCR.
O uso do código de barras - uma prática ligada à automação de processos nas empresas - levou cerca duas décadas para ser universalizado. Na Europa, segundo dados da EAN International, até 1981 poucos dos 21 países filiados à entidade utilizavam efetivamente o código. Em 1985, cerca de 92% daslojas automatizadas em todo o mundo estavam concentradas em somente seis países.
No Brasil, o Código Nacional de Produtos (código de barras) foi introduzido formalmente em 8 de novembro de 1984, através de decreto do presidente da República. Na mesma data, a portaria nº. 143 do Ministério da Indústria e Comércio conferiu à Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC) a missão de...
tracking img