Codigo da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CREDENCIAIS DOS AUTORES:

José Saulo Pereira Ramos (Brodowski, 1929) é um jurista e escritor brasileiro.
Membro da equipe de Jânio Quadros, consultor-geral da República e Ministro da Justiça durante o Governo Sarney, membro da Academia Ribeirão-Pretano de Letras, Saulo Ramos lançou em 2007 o livro de memórias “O Código da Vida”, onde a partir de um polêmico caso judicial, conta sua trajetóriade vida e fatos que marcaram a história do país.
"A minha vida é a advocacia", diz Saulo Ramos. Aos 78 anos, esse paulista de Brodowski – cidade do pintor Cândido Portinari, seu amigo – participou de momentos cruciais da vida pública brasileira. Foi oficial-de-gabinete do governo de Jânio Quadros e defendeu políticos e intelectuais de esquerda nos processos abertos pela ditadura militar. Nogoverno Sarney, serviu como consultor-geral da República e Ministro da Justiça. Também foi advogado vitorioso – do Senado no processo que garantiu a cassação dos direitos político de Fernando Collor de Mello, que renunciaria antes do impeachment na esperança de conservar a elegibilidade.
As saborosas histórias dessa longa carreira jurídica estão reunidas em Código da Vida (Planeta), livro de memóriasque já teve 50.000 exemplares comercializados e está a 23 semanas na lista de mais vendidos da VEJA.
Recentemente recuperado de um câncer, Ramos segue ativo, mas afastado dos tribunais e fóruns – chega a cobrar 200 000 reais por um parecer jurídico. Na entrevista a seguir, concedida na sua casa de campo na Serra Negra, São Paulo, Ramos mostra por que é uma das mentes jurídicas mais aguçadas dopaís.
Membro da Academia Ribeirão-Pretano de Letras, Saulo Ramos lançou em 2007 o livro de memórias O Código da Vida, onde a partir de um polêmico caso judicial, conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país.
Saulo foi fundador da Academia Santista de Letras, como ele mesmo relata no livro citado.
Não raramente, os escritórios de advocacia cuidam de casos que, na vidareal, ultrapassam, em emoção e suspense, os romances de ficção, os filmes de mistério, drama, ação e comédia, as novelas de televisão. Mas acabam nos arquivos. O sigilo profissional impõe aos advogados o dever do silêncio eterno. O público jamais conhecerá essas histórias fascinantes dos dramas humanos vividos nos processos que correram em segredo de justiça, ele resolveu contornar essa regra ética,sem quebrá-la. No livro escrito por Saulo Ramos “Código da Vida”, para cativar o leitor ele narra paralelamente à sua própria história e suas ponderações, as dificuldades e deslindes de um misterioso e complexo caso, no qual atuou como advogado.
É impactante uma senhora acusa o ex-marido de praticar atos obscenos com os próprios filhos menores e propõe contra ele ação judicial para extinguir seudireito de ver as crianças. O juiz concede medida liminar e proíbe o pai a ter qualquer contato com os menores. Desesperado, o pai procura um advogado, que se recusa a defendê-lo. A prova é cruel: uma gravação. Os filhos contam atos terríveis e imorais que foram forçados a praticar.
Ameaçando suicidar-se, o cliente pede socorro no escritório de Saulo Ramos. Ele e seus companheiros aceitam acausa. Começa neste instante uma fantástica e emocionante história de conflitos incríveis. Ódio, psicose e amor, atuação de um Magistrado excepcional e de um Curador de Família exemplar, expoentes do Judiciário brasileiro. Advogados trabalhando como detetives, batalhas de inteligência, raciocínio, jogos de deduções, enigmas que atormentam os profissionais do direito, mas eles sabem como resolvê-los.Devido à morosidade no andamento dos processos judiciais e a dificuldade na cuidadosa produção de provas, permite que Saulo Ramos jogue com o tempo virtual e assim interrompe a narração em vários pontos, aproveitando para contar fatos da vida pública de nosso país, alguns dos quais os brasileiros não conhecem em seus detalhes. A obra apresenta uma aura de autobiografia, sempre arraigada em...
tracking img