Codigo binario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CÓDIGO BINÁRIO

O QUE É : Em 1854, o matemático britânico GEORGE BOOLE publicou um artigo fundamental detalhando um sistema lógico que se tornaria conhecido como Álgebra Booleana. Seu sistema lógico tornou-se essencial para o desenvolvimento do sistema binário, particularmente sua aplicação a circuitos eletrônicos.
Em 1937, Claude Shannon produziu sua tese no MIT que implementavaÁlgebra Booleana e aritmética binária utilizando circuitos elétricos pela primeira vez na história Intitulado “ A Symbolic Analysis of Relay and Switching Circuits”, a tese de Shannon praticamente fundou o projeto de circuitos digitais.

ONDE É APLICADO: Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o sistema de numeração natural é o sistema binário(aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama- se um dígito binário ( 0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole– matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda a electrónica digital e computação, está baseada nesses sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres,realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias ( memórias, discos, etc .) sob esse formato.
Como o número decimal intermediário contém uma parte inteira e uma parte decimal, cada parte é convertida como visto anteriormente. A soma binária( inteira mais fração) 100000.101 é equivalente ao número BCD 10010110.0110.0110 0010 0101.
Vários códigos binários são chamados códigos alfanuméricos pois eles são usados para representar caracteres assim como números.
Código ASHII
O “ American Standart Code for Information Interchance ” comunente referido como ASCII, é uma forma especial de código binário que é largamente utilizado em microprocessadores e equipamentos de comunicação de dados.
Um novo nome paraeste código que está se tornando popular é “Americam National Standart Code for Information” (ANSCII). Entretanto, utilizaremos o termo consagrado, ASCII. É um código binário que usado em transferência de dados entre microprocessador e seus dispositivos periféricos, e em comunicação de dados por rádio e telefone. Com 7 bits pode-se representar um total de 2 elevado a sétima potência = 128caracteres diferentes. Estes caracteres compreendem números decimais de 0 até 9, letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto, mais alguns outros caracteres especiais usados para pontuação e controle de dados.
Conversão em ASHII
O código ASHII para cada número, letra ou função de controle é constituído de um grupo de 4 bits e outro de 3 bits, tabela abaixo mostra a arrumação destes dois grupos ea sequência numérica. O grupo de 4 bits está a direita e o bit 1 é o LSB. Observar como estes grupos são arranjados em linhas e colunas na tabela ASCII.
Para determinar o código ASCII para um dado número, letra ou controle, localiza-se na tabela o dado desejado. Então usa-se os códigos de 3 e 4 bits associados com a coluna e com a linha, respectivamente, na qual o item está localizado. Porexemplo, o código ASCII para a letra L é 1001100. Ele é localizado na coluna 4, linha 12. O grupo de 3 bits é 100, enquanto o grupo de 4 bits é 1100.
No código ASCII de 7 bits, um oitavo bit é geralmente usado como bit de paridade para determinar se o dado (caracter) foi transmitido corretamente. O valor deste bit é determinado pelo tipo de paridade desejado. Paridade par significa que a...
tracking img